segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Escrito por em 3.10.11 com 0 comentários

Chouseishin

Surpreendentemente, se eu tivesse de escolher meu estúdio de tokusatsu preferido, não escolheria a Toei. É fato que a Toei produz os melhores tokusatsu, produziu grande parte dos grandes clássicos do gênero, e é responsável pelos maiores medalhões da época da minha infância, como Jaspion, Changeman, Jiraiya e Flashman. Mesmo assim, se me perguntarem, direi que meu estúdio preferido é sua maior rival, a Toho.

Isso porque, por maior que seja a glória da Toei, foi a Toho quem inventou o Godzilla, e foi ela quem produziu meu tokusatsu preferido de todos os tempos, Cybercop. Infelizmente, embora seja muito famosa por suas produções cinematográficas, a Toho parece não ter muita cancha em se tratando de TV: até hoje só produziu doze tokusatsu, e a maioria é bem ruinzinha. Até mesmo Cybercop tem grandes defeitos: filmado em vídeo, e não em película, tinha talvez os efeitos especiais mais toscos da história do tokusatsu.

No início da década de 2000, entretanto, a Toho parecia disposta a mudar esse quadro, e morder uma fatia do mercado dos tokusatsu então já praticamente monopólio da Toei. Nessa época, ela se aliou à Konami, que injetou dinheiro e emprestou pessoal para que fosse criado um novo subtipo de tokusatsu, algo que seria o "sentai da Toho", com uma nova série lançada a cada ano. Esse subtipo acabaria conhecido como Chouseishin, os "super deuses estelares".

A investida não deu tão certo assim, e acabou que somente três seriados de Chouseishin foram produzidos. Ainda assim, todos os três eram bem legais, fizeram um relativo sucesso, e, apesar de serem bem mais difíceis de se encontrar do que os da Toei, valem uma olhada se você é fã do gênero. Ah, sim, e viraram tema do post de hoje.

Chouseishin Gransazer
2003




Há 40 milhões de anos, a Terra era povoada por uma civilização tecnologicamente avançada. Atacada por um império alienígena, essa civilização pereceu, e todos os seus registros foram apagados. Após esse genocídio, a humanidade se desenvolveu conforme registrado por nossa história.

Alguns membros dessa antiga civilização, porém, sobreviveram ao massacre, e, se misturando aos demais humanos, deixaram descendentes. Nos dias de hoje, esses descendentes foram "despertados", ganhando subitamente consciência de sua ancestralidade e acesso a incríveis armas e armaduras deixados por seus antepassados, escondidos em locais secretos. Esses descendentes seriam conhecidos como Sazers.

Ao todo, doze Sazers existem nos dias de hoje, divididos em quatro tribos como na época em que seus antepassados dominavam a Terra. Cada um dos Sazers representa um dos signos do Zodíaco, mas, curiosamente, suas armaduras e poderes não têm muito a ver com o signo que representam. Inicialmente, as tribos, por inveja, despeito ou enganados pelos verdadeiros inimigos, se puseram a brigar uns com os outros, mas, por fim, descobriram sua verdadeira missão: deter um novo ataque da Aliança Cósmica Warp Monarch, o mesmo império alienígena que, no passado, erradicou a civilização original.

Cada Sazer possui, nas costas da mão esquerda, uma marca de nascença referente ao signo que representa. Essa marca de nascença pode se transformar em um artefato chamado Knuckle Riser, que, por sua vez, lhes dá acesso aos seus equipamentos, transformando-o em um GranSazer. O equipamento principal é uma armadura, capaz de aumentar sua força, velocidade, agilidade e resistância. Cada GranSazer também possui uma arma personalizada e um ou dois ataques próprios, que leva em conta suas habilidades e personalidade. Cada tribo conta também com um GranVehicle, uma nave normalmente pilotada pela mulher da tribo, e, quando os três membros de uma tribo estão juntos, eles podem conjurar um Chouseishin, a maior arma criada por seus antepassados. Cada Chouseishin possui dois modos, um no qual lembra uma espaçonave e um no qual se parece com um robô gigante; nessa forma, o piloto do Chouseishin pode equipá-lo com uma versão gigante de sua arma personalizada. Os quatro Chouseishin podem se unir para formar o robô gigante Gaishinjuo DaiSazer, de imenso poder, mas com certa vontade própria, e que exige concentração total dos GranSazers para ser controlado ou sai destruindo tudo. Seis dos GranSazers também podem se unir para lançar um ataque devastador, conhecido como Formation Zero.

A tribo mais proeminente é a Tribo do Fogo, segunda a despertar e primeira a reconhecer a ameaça da Warp Monarch, recebendo a ajuda do famoso arqueólogo espacial Professor Ichiro Horiguchi, tanto para compreender melhor seus inimigos quanto sua própria história. Os membros da Tribo do Fogo possuem armaduras baseadas em pássaros e em tons de vermelho. O primeiro membro da tribo a despertar - e também o primeiro de todos os Sazers a despertar - foi a assistente do Professor Horiguchi, Mika Shido, uma moça reservada e um tanto masculinizada, que pode se transformar em Sazer Mithras, representante do signo de Capricórnio, com armadura baseada no cisne. Sua arma é um par de leques de combate chamado Swan Sector, e seu ataque é o tornado de fogo Brand Tornado. Mika não é, entretanto, o líder da tribo, este posto cabendo ao esquentado e impulsivo Tenma Kudou, capaz de se transformar em Sazer Tarios, do signo de sagitário e com armadura baseada no falcão. Sua arma é o arco Falcon Bow, e seus ataques são a flecha de fogo gigante Burning Falcon e o soco flamejante Cosmo Punch. Completa a Tribo do Fogo o irmão mais novo de Mika, o tímido Ken Shido, que se transforma em Sazer Lion, do signo de Leão, com armadura baseada na gaivota. Sua arma é um par de espadas curvas chamadas Double Crescent, e seu ataque é a onda de fogo Hien Zan. Sazer Mithras, Sazer Tarios e Sazer Lion estão dentre os seis GranSazer necessários para se utilizar o Formation Zero. O Chouseishin da Tribo do Fogo é Garuda, que no modo de nave lembra uma fênix, e no modo de robô conta com a espada de fogo Burning Saber e o ataque Firebird Slash. O Gran Vehicle da tribo é o Flame Driver, em formato de águia.

A primeira tribo a ter seus três membros despertados foi a Tribo do Vento, que, enganada por um dos vilões, acreditava que as demais tribos eram suas inimigas e as atacou, antes de perceber a besteira que estava fazendo e se unir a elas. As armaduras da Tribo do Vento são baseadas em insetos e coloridas em tons de roxo. Seu líder é Akira Dentsuin, o mais velho de todos os Sazers, tido como frio e distante, mas na verdade leal e protetor. Akira pode se transformar em Sazer Remulus, do signo de Gêmeos, com armadura baseada no besouro-rinoceronte japonês. Sua arma é o canhão Iron Gale, e seus ataques são a bola de ar Final Judgement e o tornado Remulus Tornado. A segunda em comando da tribo é a ambiciosa Ryoko Amemiya, primeira a perceber que a tribo estava sendo enganada. Ela pode se transformar em Sazer Velsou, do signo de Aquário, com armadura baseada na borboleta. Sua arma é um par de escudos, o Sel Cross, e seus ataques são o golpe Full Moon Slash e o ataque psicocinético Velsou Illusion. Completa a tribo o um tanto irresponsável Jin Hakariya, que acha o máximo ser um Sazer, adora demonstrar seus poderes e desafiar os demais para duelos. Jin pode se transformar em Sazer Dail, que representa o signo de Libra, tem armadura baseada no lucano e é um dos seis necessários para o Formation Zero. Sua arma é um par de machados, Axe Tagger, e seu ataque, o Dai Senpuu Ha, é uma onda de vento. O Chouseishin da Tribo do Vento é Dolcross, que na forma de nave se parece com um besouro-hércules, é equipado com centenas de armas, e, na forma de robô, pode usar o ataque Hercules Hurricane, que dispara todas elas. O Gran Vehicle da tribo é o Wind Driver, em formato de escaravelho.

A Tribo da Terra possui problemas de relacionamento. Seus membros, que possuem armaduras baseadas em mamíferos e em tons de laranja, não se dão muito bem uns com os outros, mas pelo menos a tribo é amiga da Tribo do Fogo. Seu líder é Naoto Matsuzaka, ex-lutador, sério, compenetrado e que não desiste nunca, capaz de se transformar em Sazer Tauron, do signo de Touro e com armadura baseada, bem, no touro. Sua arma é um par de canhões, o Bull Cannon, e seu ataque é um tiro poderoso, o Matador Shot. A moça da equipe é a colegial meio cabeça de vento Ran Saotome, capaz de se transformar em Sazer Visuel, do signo de Virgem e com armadura baseada no leopardo. Sua arma é um par de garras chamado Lady Claw, com as quais executa seu ataque Claw Slash. Completa a tribo o policial Go Kamiya, cujo senso de justiça supera qualquer outra característica. Go se transforma em Sazer Tragos, do signo de Áries, com armadura baseada no carneiro, e um dos seis necessários para o Formation Zero. Sua arma é a broca Spiral Horn, e seu ataque é o Penetrate Thunder, com o qual se lança contra o adversário de broca em punho. O Chouseishin da Tribo da Terra é Guncaeser, cuja forma de nave lembra um tigre e a forma de robô usa os canhões Liger Riots para executar o ataque gravitacional Gravity Burst. O Gran Vehicle da tribo é o Earth Driver, que lembra um leopardo.

Finalmente, temos a Tribo da Água, última a despertar, e que lutou sozinha durante um tempo, até ter certeza de que podia confiar nas demais. As armaduras dessa tribo representam animais marinhos, e são em tons de azul. A esta tribo pertence a mais jovem de todos os GranSazers, Ai Uozomi, uma enfermeira de coração enorme, sempre pronta a ajudar e cuidar dos demais. Ai pode se transformar em Sazer Pisces, um dos seis necessários para o Formation Zero, representante do signo de Peixes e cuja armadura é inspirada na orca. Sua arma é a pistola Aqua Blitz, e seu ataque é o enorme disparo Blink Shot. O líder da tribo é o cauteloso e desconfiado ex-fotógrafo de guerra Makoto Sorimachi, capaz de se transformar em Sazer Gorbio, do signo de Escorpião e cuja armadura é baseada no tubarão. Sua arma é a espada dentada Blast Saw, e seus ataques são o golpe Aqua Slasher e a onda De Storm. Finalmente, temos o gentil e companheiro surfista e treinador de golfinhos Tappei Mikami, capaz de se transformar em Sazer Gans, do signo de Câncer e armadura baseada na arraia. Sua arma é a alabarda Kallinikos, com a qual executa o ataque Taikai Shousetsudan. O Chouseishin da Tribo da Água é Leviathan, que na forma de nave lembra uma baleia, e na forma de robô conta com duas armas, o par de espadas Maelstrom Blades, com as quais executa o ataque High Tide Break, e o escudo Ocean Shield, com o qual pode executar o Mirage Shield, ilusão que multiplica sua imagem. O Gran Vehicle da tribo é o Water Driver, em formato de golfinho.

Existe, ainda, um quinto Chouseishin, chamado Guntras, que possui inteligência própria, não precisando de piloto. É a Guntras que os demais Chouseshin se unem para formar o Gaishinjuo DaiSazer, e é por isso que ele também possui uma certa inteligência própria. Originalmente, Guntras foi despertado e controlado pelos vilões, passando pouco depois para o controle dos GranSazers. Guntras possui várias armas escondidas em seu corpo, pode causar terremotos ao pisar com força no chão, e seu ataque especial é o Twin Crusher, com o qual lança seus punhos no oponente.

Além do Professor Horiguchi, os aliados dos GranSazers incluem Atsushi Misonogi, principal financiador da pesquisa do Professor; o soldado Soichiro Okita, líder de uma equipe que auxilia os GranSazers em combate e capaz de pilotar o robô gigante Yuuhi por controle remoto; a alienígena Luka, que tem o poder de compartilhar sua força vital com outros seres; e o Chouseijuuren Cloud Dragon, um dragão tão antigo e tão poderoso quanto os Chouseishin, que mora na Camada de Ozônio e oferece ajuda eventual aos GranSazers.

A Warp Monarch é um império composto de vários planetas unidos em torno de um objetivo comum - no caso, destruir a Terra. Assim como os GranSazers, eles estão divididos em várias tribos, sendo a principal delas os Impactors, do planeta Impactor, capazes de assumir forma humana e cuja cultura é centrada na honra e no combate. Seu líder é Logia, que tem a missão de destruir a Terra a qualquer custo, e se disfarça como o cientista Shuichi Hoshiyama. Logia também possui um robô gigante ao estilo Chouseishin, chamado DaiLogia, e que lembra um lobisomem. Sua segunda em comando é Lucia, uma guerreira ardilosa armada com uma espada e um bumerangue, que chega à Terra acompanhada de seu parceiro Radia, um guerreiro esquentado armado com um machado enorme e com a habilidade de ficar gigante.

Os Impactors, entretanto, só chegam à Terra no episódio 13. Antes deles, a principal facção é a dos Akelon, seres capazes de esticar seus braços, correr em velocidades impressionantes e lançar raios pelas mãos - além, é claro, de assumir aparência humana. Sua principal arma é a Crystal Lens, que pode curar ou ressucitar um Akelon, ou transformá-lo em um monstro gigante chamado Akelon Daiseijuu. O principal representante dos Akelon é Karin Saeki - na verdade, uma Akelon de nome desconhecido que assumiu a identidade da cientista Karin Saeki ao chegar à Terra vinte anos atrás. Karin foi a responsável pelo despertar da Tribo do Vento, e por enganá-los para que as tribos se enfrentassem, desviando a atenção da chegada dos alienígenas - e vale citar para os fãs (como eu) que Karin é interpretada por Mika Chiba, a Tomoko de Cybercop; e Tomonori Yoshida, que interpretava o Júpiter, também está na série, no papel do soldado Okita.

Outras tribos de destaque são os Bisilianos, que planejam usar uma espécie de teletransporte para desintegrar toda a humanidade, da qual fazem parte um batedor que assume a identidade da menininha Asami Yoshioka e o androide Omega; e os Garbanos, liderados por Belzeus, e que têm um espião, Brighton, infiltrado na equipe do Professor Horiguchi; além dos Gig Fighters, os soldados furrecas que apanham dos GranSazers a cada episódio. Em vários episódios, também aparecem outros alienígenas, com ou sem relação com a Warp Monarch, como Jado, do planeta Pedra, ou Sturcus, que tem o poder de entrar no corpo das pessoas para controlá-las.

Em dado momento, os GranSazers descobrem que esse segundo ataque da Warp Monarch possui o mesmo propósito do primeiro, destruir uma criatura conhecida como Bosquito, e que, enquanto o primeiro não passou de um mal-entendido, esse segundo é uma maquinação de Belzeus. O Bosquito é um construto alienígena que absorbe a energia vital de seres vivos, e que representa uma ameaça a toda a galáxia. Há 40 milhões de anos, ele vivia na Terra, que, então, foi atacada pela Warp Monarch, que buscava destruí-lo. Os Sazers também tentavam destruí-lo, mas foram tidos como seus aliados e exterminados. Para conter a ameaça, os últimos Sazers sacrificaram suas vidas para aprisionar o Bosquito com um selo que jamais deveria ser rompido. Nos dias atuais, Belzeus convence o Alto Conselho do Império de que todos os humanos são descendentes de Bosquito, e que planejam romper o selo, obtendo autorização para exterminar a raça humana antes que isso aconteça. Na verdade, o próprio Belzeus planeja romper o selo e libertar o Bosquito, usando-o em causa própria. Nos últimos episódios, portanto, os GranSazers deverão enfrentar a mesma ameaça que selou o destino de seus antepassados.

Chouseishin Gransazer - os "super deuses estelares GranSazer" - foi exibido pela TV Tokyo, entre outubro de 2003 e setembro de 2004, para um total de 51 episódios e um especial para a TV. Sua audiência foi considerada boa, e fez com que a TV Tokyo desse à Toho e à Konami o aval para seguir com seu plano de uma série no mesmo estilo por ano. Mas, talvez achando que doze heróis era um número exagerado, eles resolveram diminuir um pouquinho.

Genseishin Justirisers
2004


Há 450 anos, o Exército Hades, controlado pelo Kaiser Hades, se pôs a conquistar o universo. Depois de anos de guerra sangrenta, apenas dois planetas se colocavam entre Hades e a dominação total: Riser e a Terra. Após devastar Riser, Hades se viu em batalha contra o exército de Noulan, que visava impedi-lo de conquistar a Terra a qualquer custo. Noulan venceu, e aprisionou Kaiser Hades na Terra, com um selo que jamais deveria ser rompido. A essa altura, você sabe que, nos dias de hoje, ele foi.

Prevendo que algo do tipo poderia acontecer, Noulan preparou o satélite Shadestar, que ficaria em órbita da Terra equipado com modernas armas, armaduras e veículos, que deveriam ser utilizados caso Hades retornasse. Além disso, ele criou o Justi-Cristal, uma joia que poderia dar incríveis poderes a jovens da Terra, para que eles pudessem utilizar os equipamentos de Shadestar em sua luta contra o mal. Com o poder do Justi-Cristal, esses jovens se tornariam os Justirisers!

Os critérios para a escolha de quem se tornaria um Justiriser, entretanto, não eram lá muito rígidos. O primeiro escolhido foi o estudante preguiçoso Shouta Date, que sempre ficava adiando seus deveres escolares e faltando a suas aulas de kendo. Mas, após ser escolhido para ser o Riser Glen, líder dos Justirisers, de armadura vermelha, ele passou a se dedicar com mais afinco ao kendo - mas não à escola - e passou a ver a defesa da humanidade como uma missão que pretende realizar a qualquer custo. Já a mulher da equipe, Yuka Sanada, escolhida para ser a Riser Kageri, de armadura azul, não gostou muito de deixar sua vida de estudante popular e bem sucedida para trás, e ainda vive em certo conflito quanto a ser uma defensora da Terra. O último membro da equipe, Shinya Hiraga, é também o mais velho, um estudante universitário do curso de farmácia apaixonado por robótica, escolhido para ser Riser Gant, de armadura preta. Shinya também vive um certo conflito, sempre pensando em por que logo eles três teriam sido escolhidos para essa missão tão importante. Mais para o final da série, Shouta recebe ainda o poder de Shirogane, a manifestação física do Justi-Cristal, podendo se tornar, por um curto período de tempo, Riser Shirogane, o mais poderoso dos Justirisers.

Além das armaduras que ampliam sua força, agilidade, velocidade e resistência, os Justirisers possuem a habilidade de controlar os Geiseishin, robôs gigantes que lembram animais. O principal Geiseishin é Genseijuu Riseross, que lembra um dinossauro e pode ser controlado por qualquer um dos Justirisers. Mas cada Justiriser possui também um Genseishin próprio, que pode ser usado separadamente ou combinado com Riseross: o de Riser Glen é o Seishinjuu Enoh, uma fênix que, quando combinada a Riseross, se torna o Genseishin Ken-Riser, armado com duas espadas flamejantes; o de Riser Kageri é o tigre Seishinjuu Ranga, que, combinado a Riseross, se torna Genseishin Nin-Riser, o mais veloz de todos, com ataques que lançam tornados e criam explosões; e o de Riser Gant é a tartaruga Seishinjuu Kouki, que, combinado a Riseross, forma o Genseishin Kou-Riser, o mais lento mas também mais forte, armado com diversos canhões. Finalmente, há o Seishinjuu Ryuto, um dragão de duas cabeças que pode ser controlado por Riser Shirogane e se combinar a Riseross para formar Genseishin Justi-Kaiser, o mais poderoso Genseishin, capaz de lançar o ataque devastador Justi-Nova.

A principal aliada dos Justirisers é Mio Tendo, atual guardiã do Justi-Cristal, que atua no estranho papel duplo de conselheira da equipe e donzela em apuros. Mio tem uma guarda-costas, Reika Motomiya, que, apesar de servir mais ou menos como apoio cômico, é tão competente no combate que consegue até mesmo enfrentar os monstros de Hades ao lado dos Justirisers. Já Shiro Jinno é um guerreiro que começa como aliado e chega até a lutar ao lado dos Justirisers, mas depois se revela o vilão Demon Knight, de 500 anos de idade, irmão mais novo de Noulan, traidor de Riser e que pretende roubar o Justi-Cristal para usá-lo em proveito próprio. Devido a sua origem riseriana, Demon Knight também pode controlar Ryuto, usando-o para o mal.

Inicialmente, os vilões que os Justirisers devem combater pertencem ao Exército Hades, controlado por Kaiser Hades. Após quase cinco séculos preso, Hades é libertado pela Dra. Zora, cientista que passou quase toda sua vida procurando o local exato da prisão de seu mestre. Após ser libertado, entretanto, Hades está muito fraco, e, enquanto recupera suas forças, deixa a destruição dos Justirisers e a conquista da Terra a cargo de Zora e do General Bachuss, principal comandante do Exército Hades. Enquanto Zora faz uso dos Cyber Knights, monstros criados pela engenharia genética, Bachuss prefere enviar para o combate os cinco Death Commandos, os soldados de elite do Exército Hades. Eventualmente, eles fazem uso também de monstros gigantes, conhecidos como Uchuukyojuu. Os soldados capengas que apanham dos Justirisers se chamam Zakoal.

Mais para o final da série, como Hades se mostra incapaz de concluir sua missão, surgem os verdadeiros antagonistas, o Exército Imperial Daruga - só não me perguntem por que os Daruga não vieram destruir tudo logo após Hades perder para Noulan. O Exército Imperial é liderado por Majin Daruga, irmão mais velho de Hades, e que pretende vir pessoalmente à Terra para acabar com essa palhaçada. Enquanto ele não chega, o comando das tropas fica a cargo do vaidoso e arrogante Comandante Adorocs. Além dos Zakoal e dos Uchuukyojuu, os Daruga eventualmente fazem uso de sua própria tropa de elite, cinco monstros extremamente poderosos conhecidos como Rejandars.

Genseishin Justirisers - ou "deuses estelares míticos Justirisers" - estrearia exatamente uma semana depois do fim de GranSazer, em outubro de 2004, e ficaria no ar até setembro de 2005, para um total de 51 episódios e um especial para a TV. Infelizmente, a série não faria tanto sucesso quanto sua antecessora, mas, ainda assim, a TV Tokyo daria luz verde para uma terceira série no mesmo estilo.

Chousei Kantai Sazer-X
2005


No ano 2500, a terra foi invadida e conquistada por uma raça alienígena chamada Neo-Descal. Os poucos humanos sobreviventes formaram uma espécie de resistência, mas a cada dia perdem mais terreno. Antes de serem totalmente aniquilados, eles desenvolvem um plano ambicioso: enviar armas e equipamentos ao passado, para destruir os Neo-Descal antes que eles lancem sua investida.

Os equipamentos são, então, armazenados em uma nave chamada Meteor God, que parte para o passado pilotada pelo Capitão Ado, um alienígena do planeta Biyodo, destruído pelos Neo-Descal, que luta ao lado da resistência. Junto com o capitão, vem sua equipe, composta por seu ajudante Gordo; Kane Lucano, comandante de uma divisão especial do exército da resistência; dois Sazers gêmeos, Ein e Zwein; o robô Capsazer G2; e a técnica Remy Freede, nascida na Terra mas criada no planeta Roue.

Ao chegar ao ano de 2005, a equipe do Capitão Ado faz contato com um jovem local, Takuto Ando, que é meio rebelde e tem o sonho de se tornar um piloto de Fórmula 1. O avô de Takuto, entretanto, também conheceu um homem vindo do futuro, o Capitão Shark, e o treinou para que, quando a equipe do Capitão Ado chegasse, ele lutasse ao seu lado. Assim, Takuto se une aos visitantes do futuro, e juntos eles se tornam os Sazer-X, a última esperança da Terra!

Cada Sazer-X possui um cinto chamado Strage-Ring e uma manopla chamada Knuckle Cross. Unindo ambos, eles libertam o poder dos Sazer-X, que consiste em uma armadura que amplia sua força, agilidade, velocidade e resistência, uma arma personalizada e um ataque poderoso, também próprio de cada Sazer-X. Infelizmente, o Capitão Ado só conseguiu trazer três Strage-Rings e três Knuckle Crosses do futuro, o que significa que os Sazer-X são apenas três. Mais especificamente, Takuto, Ado e Kane.

Por qualquer motivo bizarro, Takuto é o líder da equipe, e se transforma em Lio-Sazer, de armadura amarela, semelhante a um leão. Seu elemento é o fogo, sua arma é a espada Lio-Breaker, e seu ataque é o Lio Fire. Takuto também pilota a nave Lio-Carrier, trazido do futuro dentro da Meteor God. Inicialmente, Takuto não é muito respeitado pelos demais membros da equipe, que o consideram jovem e inexperiente - Ado, inclusive, não vai muito com a cara dos humanos da época, que, segundo ele, "se deixaram conquistar". No final, porém, ele prova que pode ser um grande líder, e, evidentemente, leva os Sazer-X à vitória.

O segundo em comando é Ado, que está sempre sério, e vê sua missão como uma questão de honra. Ado pode se transformer em Eagle-Sazer, de armadura branca e baseada na águia. Seu elemento é o vento, sua arma é a pistola Eagle-Blaster, seu ataque é o Eagle Typhoon, e seu veículo é a nave Adle-Eagle. Kane, que é um tanto imaturo e adora visitar os pontos turísticos do Japão, completa a equipe, se transformando em Beetle-Sazer, de armadura azul e baseada no besouro-rinoceronte japonês. Seu elemento é a eletricidade, sua arma é o machado Beet-Hawk, seu ataque é o Beetle Slash e seu veículo é o tanque Beet-Vizor.

Os demais viajantes do futuro atuam como equipe de apoio para os Sazer-X. Remy passa a ser uma espécie de tutora de Takuto, ensinando-o como os equipamentos funcionam, instruindo-o sobre o futuro e ajudando a pilotar o Lio-Carrier. G2, uma invenção de Remy, armazena as armas dos Sazer-X e as Cápsulas Espaciais (veja adiante), podendo teleportá-las imediatamente para os Sazer-X caso necessário. Ein e Zwei, conhecidos como os TwinSazers, são irmãos gêmeos - Ein é homem, Zwein é mulher - pertencem a uma raça de bolhas amorfas e, por isso, preferem passar a maior parte do tempo na forma de GranSazers. Eles faziam parte da equipe de Kane no futuro, e ainda atuam como seus comandados, também atuando como co-pilotos do Beet-Vizor. Finalmente, Gordo atua como mecânico da equipe e como co-piloto do Adle-Eagle. Apesar de preguiçoso e comilão, Gordo é de grande valia nos combates, pois possui superforça e até pode assumir uma forma GranSazer, a Sazer Gordo, durante um curto período de tempo.

Junto com os equipamentos do futuro, a Meteor God trouxe um robô gigante chamado Core Calibur. De pouca serventia sozinho, o Core Calibur pode se combinar aos veículos dos Sazer-X, resultando em Ryuuseishin, um ser místico de grande poder. Ao se unir a Lio-Carrier, o resultado é Ryuuseishin Great Lio, especializado em combate corpo a corpo, armado com a lança Lio Javelin e capaz de desferir o ataque Howling Crush. Da união com Adle-Eagle resulta Ryuuseishin Wind Eagle, o mais veloz de todos, armado com o Eagle Rifle e o ataque Twister Shoot. Combinado ao Beet-Vizor, Core Calibur se torna Ryuuseishin Magna Beet, com milhares de armas ocultas, acesso ao super poderoso Megaro Cannon, e disparando tudo o que tem no ataque Beet Buster.

Em 2005, ano no qual Ado e sua equipe vieram parar, ainda não existem os Neo-Descal; a ameaça nessa época é um grupo de piratas espaciais, chamados simplesmente de Descal. Os Descal vagam pelo universo atrás das doze Cápsulas Espaciais, artefatos de grande poder. Cada Cápsula, sozinha, já confere habilidades especiais a seu portador, mas as doze juntas são capazes de garantir qualquer desejo. Originalmente, os Descal vieram à Terra sob ordens do Capitão Barder, e com a desculpa de que o planeta era deles por direito, já que, antes do surgimento da raça humana, fora habitado por seus antepassados. Chegando aqui, os Descal encontraram as doze Cápsulas, e com elas conseguiram o poder suficiente para conquistar o planeta e exterminar a humanidade. Combatendo os Descal, a missão dos Sazer-X é encontrar as cápsulas antes deles, para mudar o futuro e impedir o extermínio.

O líder dos Descal é o Capitão Barder, que jamais sai de sua nave, em órbita em torno da Terra. Além dos monstros da semana e dos soldados capengas, ele possui três comandantes, chamados Shoguns, cada um ligado a um elemento, e que comandam as tropas dos Descal em seus objetivos de encontrar as Cápsulas e dominar o planeta. O mais poderoso dos três é o Shogun do Fogo Blaird, que, apesar disso, não é muito inteligente, sendo facilmente enganado por Takuto. Por causa disso, ele rapidamente desenvolve uma rivalidade com Lio-Sazer, ao ponto de não permitir que ninguém mais o destrua a não ser ele. O segundo mais poderoso é uma mulher, a Shogun da Água Aqual, esperta, ambiciosa e vaidosa, e que não concorda com a liderança imposta por Blaird. Completa o trio o Shogun do Vento Cyclead, que inventa vários equipamentos para auxiliar os vilões a concluir sua missão. Existe ainda uma quarta Shogun, a Shogun da Eletricidade Thundera, que vive nos subterrâneos da Terra, e não toma partido na luta entre os Sazer-X e os Descal.

Na segunda metade da série, os Neo-Descal do futuro descobrem os planos da resistência, e decidem eles mesmos voltarem ao passado para impedi-los. A princípio, apenas três vieram, se unindo aos três Shoguns: a maligna Barreda, que possui um sopro congelante, o irritadiço Garade, que possui o poder de criar dois clones de si mesmo, e a super inteligente Grouza. Como o trio não consegue dar conta do recado, o próprio King Descal, comandante máximo dos Neo-Descal, decide vir ao presente e enfrentar os Sazer-X pessoalmente.

Também na segunda metade da série, os Sazer-X ganham mais um aliado, ninguém menos que o Capitão Shark, que já havia voltado ao passado antes e se tornado amigo do avô de Takuto, e agora retorna novamente junto com os Neo-Descal. Sark pode se transformar em Shark-Sazer, de armadura preta e com aparência de tubarão. Seu elemento é a água, sua arma é a espada Shark Bash, e seu ataque é o Shark Flash. Shark pilota uma nave chamada Shark-Base, que pode se transformar no Ryuuseishin Shark Leaguer, o mais poderoso de todos, sem precisar se combinar a Core Calibur. Shark Leaguer usa como arma a espada Sword Pressure, com a qual desfere o ataque Hydro Slash.

Junto com os Neo-Descal e com Shark, vêm ainda do futuro dois outros personagens: Patora, a esposa de Gordo, mestra da infiltração, que se escondeu na nave de Shark porque estava com saudades do marido; e Jackall, um mercenário que, no passado, foi amigo de Shark, mas, acreditando ter sido traído, se aliou aos Neo-Descal e agora busca vingança. Jackall também possui uma forma GranSazer, e trouxe consigo a perfuradeira Drill Angler, capaz de se transformar em um robô de mesmo nome.

Infelizmente, Chousei Kantai Sazer-X, a "super frota estelar Sazer-X", teve baixa audiência praticamente desde sua estreia. Como costuma ocorrer nesses casos, a série acabou encurtada: dos 51 previstos, apenas 38 episódios foram produzidos, exibidos entre outubro de 2005 e junho de 2006. Com isso, a TV Tokyo desistiu de continuar investindo, e as séries de Chouseishin acabaram mesmo com apenas três representantes.

Antes do encerramento final, a Toho ainda conseguiu convencer a TV Tokyo a investir em um filme para a TV, chamado Gekijoban Chosei Kantai Sazer X: Tatakae! Hoshi no Senshitachi (algo como "O Filme de Crossover de Chosei Kantai Sazer X: Lutem! Grupos de Guerreiros das Estrelas") e exibido em outubro de 2006. Esse filme era um crossover entre Gransazer, Justirisers e Sazer-X, e seu enredo envolvia uma invasão de Bosquitos, combatida pelas três equipes.

Série Toho Heroes

Gransazer
Justirisers
Sazer-X

0 Comentários:

Postar um comentário