
O tema da série era um assunto muito em moda em 1986: alienígenas. A caça a formas de vida extraterrestres estava no auge, e Hollywood refletia isso em filmes de grande sucesso, como Contatos Imediatos do Terceiro Grau e ET, o Extraterrestre. Inspirado por este último, o produtor Paul Fusco decidiu criar uma série cômica onde um alienígena se visse preso em nosso planeta, obrigado a conviver com uma família de classe média americana. Diferentemente do tímido ET, porém, este alienígena falaria inglês, seria comilão, brincalhão e extremamente curioso. Assim nasceu Alf, que aqui no Brasil ganhou o subtítulo "o ETeimoso", para tentar pegar uma carona no sucesso do ET.
Alf, na verdade, se chama Gordon Shumway, filho de Bob e Flo Shumway, nascido em 1756 no planeta Melmac, onde o céu é verde e a grama é azul, e que tem este nome porque é feito de melmac. Em 1986, Melmac se envolveu em uma guerra nuclear, e foi destruído. Gordon, que trabalhava na Polícia Espacial, conseguiu entrar em uma nave e fugir antes disso. Sem saber pilotar a nave perfeitamente, porém, ele ficou à deriva no espaço, procurando por outros sobreviventes, até encontrar um sinal de rádio vindo de um planeta até então desconhecido. Ao seguir este sinal, Gordon acabou se chocando contra uma casa, avariando sua nave e ficando preso neste planeta.

Alf é baixinho e peludo, com um enorme nariz e um topete estiloso, tem 229 anos de idade, freqüentou a escola durante 122, tem oito estômagos, o que faz com que ele esteja sempre com fome, e em seu planeta gatos são considerados uma iguaria deliciosa, fechar a boca enquanto se come é falta de educação, e as pessoas se vestem de vegetais quando entes queridos morrem. Na maior parte do tempo, Alf era um boneco, controlado pelo produtor Paul Fusco, que também fazia sua voz. Quando precisava aparecer andando, de corpo inteiro, Michu Meszaros vestia sua fantasia.
Alf teve um total de 102 episódios, divididos em 4 temporadas. No último, infelizmente, Alf é capturado pela Força Tarefa Alienígena. O que aconteceria com ele só seria revelado no filme Projeto: ALF, produzido para a TV em 1996, e que costuma passar aqui de vez em quando na Rede Telecine. O filme não conta com a participação da família Tanner, e mostra como Alf conseguiu fugir da base militar e deixar a Terra em uma nova espaçonave, graças à ajuda de um cientista e de um milionário. O filme é bastante engraçado, embora não tanto quanto a série, mas se tivesse os Tanners seria muito melhor.

Alf foi uma série muito bem sucedida nos EUA, apenas cancelada porque o tema se tornou ultrapassado. Sua carreira foi igualmente popular na Argentina, Polônia e no Brasil, mas o lugar onde Alf se tornou mais famoso foi na Alemanha Ocidental, onde era uma das maiores audiências da época. O sucesso de Alf era tanto que a série foi lançada em DVD na Alemanha antes de no Canadá e nos EUA, e o filme Projeto: ALF passou nos cinemas (com o nome de ALF: der Film), e foi uma das maiores bilheterias de 1996. Existia até um projeto para continuar a a série após o seu final com atores alemães, mas a emissora que teve essa idéia não conseguiu os direitos do personagem.
A série foi lançada em DVD nos EUA em 2004. Para aproveitar o sucesso gerado, Paul Fusco criou um talk show para Alf, onde o alienígena recebia e entrevistava personalidades, auxiliado por Ed McMahon. Chamado Alf's Hit Talk Show, o programa foi ao ar no canal a cabo TV Land, mas só teve 5 episódios.
Lá fora já existem as duas primeiras temporadas em DVD. Por aqui, ninguém ainda se manifestou sobre um possível lançamento. Confesso que, se sair, eu serei um dos interessados em comprar, mas com uma condição: que a versão em português tenha os dubladores originais. Eu normalmente não gosto de filmes dublados, e jamais assisti a um DVD dublado na vida, mas ouvir Alf com a voz de Orlando Drummond, um dos maiores dubladores do Brasil, é um bônus que não pode ser descartado.
0 Comentários:
Postar um comentário