domingo, 2 de outubro de 2005

Escrito por em 2.10.05 com 4 comentários

Metal Heroes (I)

Há algumas semanas, eu finalizei minha série de posts sobre os Sentai, os famosos grupos de heróis japoneses. Não é minha intenção falar sobre todos os seriados de Tokusatsu existentes, até porque existem centenas deles, e fazer isso seria como tentar falar de todas as novelas já exibidas pela Rede Globo, por exemplo. Além disso, muitos deles eu nem sei do que se trata, e a maioria (principalmente os que não são da Toei) é tão tosca que nem me dá vontade de descobrir.

Porém (e tinha de haver um porém, senão este post não existiria), enquanto eu fazia os posts dos sentai, me recordei da época em que ainda se exibia Tokusatsu de verdade no Brasil (Power Rangers não conta), e me deu vontade de falar sobre um outro sub-gênero dos seriados de ação japoneses, os Metal Heroes. Assim, começo hoje uma série de posts sobre eles, que vai ser bem menor que a dos Sentai, já que os Sentai são 29, e os Metal Heroes apenas 8. Assim como a série dos Sentai, estes posts não serão seqüenciais, mas intercalados com outros assuntos.

Mas o que faz com que um herói de Tokusatsu seja considerado um Metal Hero? Por que apenas oito das centenas de heróis japoneses ganharam este título? Bem, os Metal Heroes, assim como os Sentai e os Kamen Riders, são uma subdivisão do subgênero conhecido como Henshin Heroes (henshin significa transformação), heróis de tamanho humano capazes de se "transformar em herói" e depois "voltar à forma humana". Em comum, todos os Metal Heroes têm armaduras feitas de metal, mas este não é o único requisito. Assim como Cybercop e Winspector são equipes mas não são Sentai, nem todo herói com uma armadura de metal será um Metal Hero. Todos os Metal Heroes foram produzidos pela Toei e, como foi ela que inventou esse nome, só os oito que ela decidiu que seriam Metal Heroes são assim considerados. A própria Toei ainda produz seriados de Henshin Heroes, mas os Metal Heroes ficaram restritos à década de oitenta: sua carreira durou de 1982 a 1989, quando seu horário de exibição passou a ser ocupado pelos seriados de Rescue Mission (onde o herói é um policial, bombeiro ou membro de equipe de resgate, como Winspector e Solbrain).

Uchuu Keiji Gavan
1982


GavanO Detetive Espacial Gavan foi o primeiro dos Metal Heroes. Inicialmente, todos eles seriam Detetives Espaciais (ou seja, a história de um seriado seria ligada à do seguinte e à do anterior), recrutados pela União das Patrulhas Galáticas e treinados no planeta Bado para proteger todo o Universo. Gavan é o Detetive Espacial designado para proteger a Terra de ameaças espaciais, devendo entrar em ação toda vez que a integridade do planeta é ameaçada.

A história começa quando o Império Makuu, liderado por Don Horror, que tem por objetivo dominar todo o Universo, chega à Terra. O antigo Detetive Espacial designado para nosso planeta, Voicer, fora atraído para uma cilada por seu parceiro Hunter Killer, que secretamente havia se unido a Makuu. Voicer, porém, teve um filho com uma mulher terráquea, de nome Gavan. Quando as forças de Makuu chegam à Terra e começam a espalhar o pânico, Gavan é enviado em sua nave Dolgiran para proteger o planeta onde sua mãe nascera.

Gavan deve agir na Terra o mais secretamente possível. Por isso, ele passa a maior parte do tempo em sua nave Dolgiran, que serve como sua base de operações, junto com sua assistente Mimi, filha do Comandante Kom, que transmite informações e dados para Gavan diretamente de Bado. Quando vem à Terra, Gavan usa seu nome japonês, Retsu Ichijouji, escolhido por sua mãe. Quando necessário, porém, ele pode gritar o comando "Jouchaku" ("armadura de vapor"), o que faz com que Dolgiran envie partículas de Granium, o mineral mais duro do universo, que formam sua armadura de combate. Além da armadura, Gavan ainda conta com uma espada laser, sua principal arma dentre um arsenal de golpes especiais poderosos. Gavan também possui veículos de combate, um carro, um tanque e uma perfuradora, que ficam guardados dentro de Dolgiran. O próprio Dolgiran tem a habilidade de se transformar em um enorme dragão mecânico, que pode ser utilizado para destruir as naves de Makuu.

Os vilões, como já foi dito, pertencem ao Império Makuu ("devorador do espaço"), liderado por Don Horror, que quer dominar todo o Universo. Don Horror é auxiliado pela bruxa Kiba, por seu filho San Doruba e por Hunter Killer, um antigo Detetive Espacial que mudou de lado. Para espalhar o terror no planeta, Makuu se utiliza de monstros espaciais e naves de ataque, além de um exército quase infinito de soldados geneticamente modificados.

Ao todo, Gavan teve 44 episódios. Foi exibido nos EUA (sob o nome de Gabin) e na França (onde se chamava X-OR), além de em vários países do sudeste asiático (onde também é conhecido como Gyaban). Aqui no Brasil, foi exibido pela Rede Globo com o nome de Space Cop Gaban, no início da década de 1990.

No episódio 42, o guarda florestal Den Iga combate um dos monstros de Makuu. Sua técnica impressiona Gavan, mas infelizmente Iga não é páreo para o monstro. Muito ferido, ele é enviado por Gavan para Bado, onde irá se curar e treinar para ser um Detetive Espacial. No episódio 44, após a derrota de Makuu, Iga retorna à Terra, para substituir Gavan como Detetive Espacial designado para nosso planeta, usando o nome de Sharivan.

Uchuu Keiji Sharivan
1983


SharivanApós derrotar Makuu de uma vez por todas, Gavan foi promovido a Capitão das Forças da Galáxia, e enviado a um outro planeta. Em seu lugar, para proteger a Terra, fica o Detetive Espacial Sharivan, anteriormente conhecido como o guarda florestal Dan Iga. Algum tempo após a partida de Gavan, chega à Terra a organização criminosa espacial conhecida como Mado (que, aqui no Brasil, foi "traduzida" para Mad). A Mado era uma antiga aliada do Império Makuu, e, após saber da morte de Don Horror, rumou para a Terra buscando vingá-lo e destruir este planeta insolente. Começa assim a primeira missão de Sharivan.

Para poder combater os monstros de Mado, Sharivan utiliza sua armadura de Metal Solar, transportada magicamente para seu corpo ao gritar o comando "Sekisha" ("descarga vermelha"). A nave de Sharivan, Grand Base, absorve energia do Sol, concentra-a em um raio e o dispara sobre Den Iga, criando a armadura. Junto com a armadura, Sharivan ganha acesso à pistola Crimebuster e a uma espada laser. Assim como Gavan, Sharivan tem um tanque, uma perfuradora e uma moto, sendo que esta o permite se teletransportar para o Mundo da Alucinação, uma dimensão paralela criada pelos poderes de Mado, onde Sharivan enfrenta os monstros de Mado. Sua nave Grand Base, além de guardar todos estes veículos e servir de base de operações para Sharivan e sua assistente Lili, também possui uma forma de batalha, que lembra vagamente um robô.

Os vilões são a Sociedade Criminosa Espacial Mado ("caminho do demônio"), composta de monstros com poderes psíquicos, que planejam trazer o caos ao Universo, começando pela Terra, para vingar a morte de seu antigo aliado Don Horror. A Mado é comandada pelo Rei Demônio Psycho, um ser de pura energia psíquica, auxiliado pelo general Gyrer e pela Doutora Polter, responsável por criar os Monstros da Semana. Também faz parte da Mado o místico Reider, que planeja dar um golpe em Psycho e assumir o poder.

Ao longo da série, Sharivan descobre que é descendente do antigo clã ninja Iga, que havia sido dizimado pela Mado há milhares de anos, e passa a ter a missão de proteger o Cristal Iga. Além disso, surge um novo inimigo, o Grande Rei Gamagon, que não é da Mado, mas tem um interesse pessoal na destruição de Sharivan.

Sharivan teve 51 episódios, exibidos no Brasil, no início da década de 90, pela Rede Bandeirantes. No último episódio, Gavan retornou à Terra, e os dois heróis uniram forças para destruir Psycho, que havia se transformado em Psychorror, uma mistura de Psycho e Don Horror. Depois disso, Gavan retornou ao espaço, levando Sharivan com ele, pois a Terra estava finalmente livre das ameaças espaciais.

Série Metal Heroes

Gavan
Sharivan

4 comentários:

  1. Anônimo17:11:00

    Olá amigo.Blz?Bom,passando pra ver sobre o assunto pois gosto muito.Mas olha,vc postou 2 informações erradas,pelo o q ví.1º)a série Metal hero Gavan,foi exibida sim no Brasil,tanto que vc pode conseguir os episódios dublados em sites de tokusatsus especializados.2º)O estilo Metal hero não foi restrito a década de 80,foi produzido até 1996.
    http://tokusatsusbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Opa,eu e novo amigo.Acabei de "enfiar o nariz" no seu blog,haha, pra te mandar uma mensagem do Gavan e sobre metal heroes,como anonimo,mas agora vai com conta do google.Acabei me esquecendo de comentar que...a série GAVAN foi exibida em '82 e terminou em '83.

    ResponderExcluir
  3. Olá dj

    Quanto a Gavan já ter sido exibido no Brasil, já haviam me falado isso em um comentário que depois a Haloscan deletou, mas como eu nunca consegui confirmar em que canal nem em que horário, preferi não atualizar o post.

    Quanto aos Metal Heroes terem sido produzidos até 1996, se você ler a parte V desse post, verá que, originalmente, Jiban era o último dos Metal Heroes. Somente em 2005 (depois que eu escrevi esse post) a Toei decidiu considerar as séries produzidas entre 1990 e 1998 (e não 1996) como Metal Heroes. Eu expliquei isso lá, mas também preferi não atualizar aqui.

    Já quanto a Gavan ter sido exibido em 1982... bem, acho que eu disse isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!
    Para todos os fãs de heroes / super sentai aqui fica um livro escrito em portugês com essa temática.
    O download é totalmente grátis, basta irem ao site:
    http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra
    Aqui fica também a sinópse para os interessados
    A terra foi invadida por novas raças de criaturas, os Etno, criaturas extremamente violentas cuja origem permanece um mistério; Talvez seres extraterrestres ou quem sabe, criação do próprio humano que não resistiu aos limites éticos na manipulação genética. Fosse o que fosse, foram anos infernais com milhares de baixas. O Homem foi forçado a criar novas entidades policiais especializadas na liquidação de qualquer criatura que aparecesse, e adaptar as cidades de modo a que as pessoas pudessem proteger-se em alturas de maior perigo.
    Não foi a cura, mas a vida melhorou consideravelmente ao ponto de conseguirem fazê-la como um cidadão comum. Porém o medo nunca se extinguiu...
    Alexandra nasceu diferente, com a sua pele ausente de cor e dentes caninos salientes. Por alguma razão os Etnos sentiam-se especialmente atraídos por ela e foi esse o motivo que levou a mãe a ensiná-la a matá-los desde muito nova.
    Aos dezanove anos, após um horrível incidente, descobre que é portadora duma alteração genética hereditária, que lhe concede uma força incomum, a custo de dores periódicas cada vez mais insuportáveis. Cheia de dúvidas e próxima de uma inevitável morte, inicia uma busca com quem mais confia para encontrar a cura da sua doença e respostas sobre a sua família. Mas descobre que esta lhe deixou uma herança que nunca pedira para ser sua, uma herança que poderá impedir um mal tão antigo como a Terra.
    Espero que gostem!!! Divulguem e partilhem!! Obrigado

    64 DOWNLOADS!!!
    Vamos continuar a divulgar!!Download grátis:
    http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra

    Facebook:
    http://www.facebook.com/pages/Unhuman-Guardi%C3%B5es-da-Terra/218062978255103

    Obg a todos :)
    p.s- Temos duas ilustrações das personagens.

    ResponderExcluir