domingo, 5 de outubro de 2003

Escrito por em 5.10.03 com 0 comentários

Your Dictionary

Outra coisa da qual eu gosto muito é de idiomas. Acho interessantíssimo o fato da raça humana ter conseguido desenvolver tantas formas diferentes de expressar os mesmos sentimentos através de palavras. Afinal, quantas palavras será que existem no mundo para dizer, por exemplo, "quente" ou "frio"?

Sempre fui fascinado para aprender novos idiomas (embora "oficialmente" só tenha realmente aprendido três, inglês, alemão e francês, além do português, óbvio), mesmo que fossem apenas algumas poucas palavras. Sempre adorei dicionários e aqueles guias de viagem que ensinam a dizer "bom dia", "a que horas sai o vôo?", "onde é o banheiro?", "pega o ladrão" e outras frases úteis ao viajante que desconhece o idioma de seu destino.

Desconheço quantos idiomas e dialetos possam existir no mundo, e acho muito pouco provável que um dia eu consiga aprender todos eles (além de não existir nenhum uso prático para isso). Mesmo assim, a internet deu uma grande contribuição para saciar minha curiosidade, através dos dicionários online. Afinal, é mais legal entrar num dicionário online para descobrir uma ou duas palavras do que gastar uma fortuna num dicionário impresso que depois provavelmente ficará encostado.

Assim, hoje lhes trago um link para o Your Dictionary. Mais do que um dicionário online, este site é uma grande (e põe grande nisso) coleção de links para outros dicionários online. Nele você encontrará dicionários online de quase todos os idiomas e dialetos do mundo, embora alguns sejam mais difíceis de utilizar, menos completos ou menos precisos do que outros, o que exige uma certa paciência e um pouco de garimpo até se encontrar o que se deseja. A maioria deles é para dicionários "outra língua"-inglês (ou inglês-"outra língua"), o que pode exigir cohecimento prévio deste idioma. Mesmo assim é uma mão na roda quando você está curioso para saber o que significa uma determinada palavra que encontrou em um texto estrangeiro, ou como se diz alguma coisa em algum outro idioma.

Agora, quando você quiser saber como se diz "felicidade" em inuit, a língua dos esquimós da Groenlândia, pode ir até lá e descobrir que é "kuviasungnerk".

0 Comentários:

Postar um comentário