domingo, 27 de julho de 2003

Sentai (I)

Choshinsei Flashman


Você pode não conhecer pelo nome, mas deve saber do que se trata: Tokusatsu. Tokusatsu, em japonês, significa algo como "seriado de ação pessoal", e nada mais é do que aqueles seriados de heróis japoneses, como Jaspion, Changeman e Kamen Rider. Apesar de toscos, eu adoro todos eles.

Kyoryu Sentai Zyu Ranger De todos os seriados de Tokusatsu, os maus preferidos são os Super Sentai, os famosos "grupos de cinco", que hoje em dia são mais conhecidos pela garotada como Power Rangers. Embora isso possa parecer meio contraditório, apesar de adorar Super Sentai eu odeio Power Rangers. Uma das razões é que, graças aos Power Rangers, nunca mais poderemos ver Sentai nas televisões brasileiras, pois a Saban comprou os direitos dos Sentai para todo o mundo ocidental (e aí eu pergunto, quem foi que vendeu um negócio desses???), e prefere transformá-los em Power Rangers do que exibir os originais. Além disso, Sentai é tosco, eu admito, mas é divertido. Nos Power Rangers todo mundo, do primeiro Ranger ao último vilão, age como um débil mental.

Himitsu Sentai Go RangerMas deixemos de falar de coisas tristes, voltemos aos Sentai. Como eu estava dizendo, Sentai quer dizer "esquadrão", por isso é sempre um grupo (nem sempre de cinco, embora este seja o mais popular; já tivemos Sentai com quatro, seis ou até mesmo somente três integrantes). Os Sentai se tornaram conhecidos no Brasil através dos Changeman, que, embora alguém possa pensar desta forma, não foi o primeiro, mas sim o nono seriado do tipo no japão. O primeiro se chamava Go Ranger ("go" significa "cinco"), e foi ao ar em 1975. Bem diferente dos atuais, não tinha robôs gigantes nem monstros. Isso só começou com o terceiro seriado, Battle Fever J, de 1979, o primeiro a ganhar o título de "Super Sentai".

Dengeki Sentai ChangemanCaso alguém esteja curioso, até hoje já foram produzidos 27 seriados de Sentai, a saber: Go Ranger (1975), JAKQ (1977, pronuncia-se "jacker"), Battle Fever J (1979), Denjiman (1980), Sun Vulcan (1981), Goggle Five (1982), Dynaman (1983), Bioman (1984), Changeman (1985), Flashman (1986), Maskman (1987), Liveman (1988), Turbo Ranger (1989), Fiveman (1990), Jetman (1991), Zyu Ranger (1992, a partir daí começou a praga dos Power Rangers), Dai Ranger (1993), Kaku Ranger (1994), Oh Ranger (1995), Car Ranger (1996), Mega Ranger (1997), Gingaman (1998), Go Go V (1999, sim, significa "cinco cinco cinco"... eu hein...), Time Ranger (2000), Gao Ranger (2001), Hurricanger (2002) e Aba Ranger (2003). Aqui no Brasil só pudemos ver em sua versão original Changeman, Flashman e Maskman na finada Rede Manchete, e Goggle Five na Bandeirantes.

Chojin Sentai JetmanSe você é meio doido com eu e também gosta desta tosqueira, o melhor lugar para se ir é a Sentai Time Capsule, o banco de dados em inglês mais completo da internet sobre o assunto. Lá você poderá conferir os uniformes, veículos, vilões e tudo o mais de todas as séries citadas acima, sem se preocupar em aprender japonês.

Pra finalizar, gostaria de fazer algumas perguntas: O que aconteceu com as fitas dos seriados de Tokusatsu exibidos pela Manchete e pela Bandeirantes? Alguém teria interesse em exibi-las de novo? A Saban os processaria se isso fosse feito? Alguém, além de mim, teria interesse em assistir?

2 enfiaram o nariz:

Andre disse...

com crtza mta gente alem de vc teria interesse em assistir sim, nao uma nem duas, mas varias vezes ....

maneiro ver os Chamgemans de novo, akele episodio do Osora no karaoke eh hilario e com crtza esse tipo de serie deixou mta saudade ....

uma duvida a qual eu sempre tive em relaçao aos sentais, eh pq em todos eles(ou a maioria acredito ) o grupo sempre segue uma sequencia de cores tipo...

o lider sempre eh o Red, o segundo no comando sempre vem um Black o terceiro Blue e por ai vai...

tem alguma opiniao sobre tal assunto meu brother...

mais uma vez parabens pelo blog

9:22 PM
Guil disse...

Olha, de fato o líder é sempre o vermelho, todas as séries têm um azul e normalmente uma das mulheres veste rosa. Mas, se existe alguma razão para isso, ou se é apenas uma questão de tradição, eu não sei.

Quando eu era mais novo, costumava achar que o líder sempre é o vermelho porque o vermelho é a cor nacional do Japão, mas também não sei se isso tem muito fundamento :)

Abraços!

10:23 PM

Postar um comentário