domingo, 7 de janeiro de 2024

Escrito por em 7.1.24 com 0 comentários

Star Wars Rebels

Hoje eu vou voltar ao universo de Star Wars, para falar sobre mais uma série animada. Hoje é dia de Star Wars Rebels no átomo!


Rebels seria a primeira série produzida após a Lucasfilm ser comprada pela Disney; querendo logo demarcar seu território, mas ainda sem querer produzir uma nova temporada de Clone Wars, a Disney conversaria com Dave Filoni, co-criador de Clone Wars e referência para todas as coisas relacionadas a Star Wars após a aposentadoria de Lucas, sobre a possibilidade de produzir uma série animada inédita, com novos personagens, mais leve e voltada para o público infanto-juvenil. Filoni aceitaria, mas daria um jeito de fazer as coisas mais a seu agrado, primeiro negociando maior controle criativo sobre os eventos da série, depois, paulatinamente, mudando o tom a cada episódio para que a série ficasse semelhante a Clone Wars, bem diferente da série infantil que a Disney planejava fazer.

A série também não teria o mesmo estilo de animação de Clone Wars, usando traços mais arredondados - o que, curiosamente, fez com que muitos considerassem que ela tinha um "visual infantil". Segundo Filoni, o estilo de animação de Rebels seria inspirado nas artes conceituais originais feitas por Ralph McQuarrie para o primeiro Star Wars, de 1977. A série seria criada por Filoni, Simon Kinberg e Carrie Beck, e originalmente teria como produtores Filoni, Kinberg e Greg Weisman, que sairia já após a primeira temporada. Ao final da segunda temporada, Filoni seria promovido, e passaria a supervisionar todos os projetos de animação da Lucasfilm; sem tempo, ele deixaria Rebels, escolhendo Justin Ridge para substituí-lo. Filoni voltaria para a quarta temporada, que teria como produtores ele, Kinberg e Ridge.

Rebels começa cerca de 15 anos após os eventos do Episódio III (A Vingança dos Sith) e termina simultaneamente aos eventos do Episódio IV (Uma Nova Esperança, aquele que, até bem pouco tempo atrás, se chamava só Guerra nas Estrelas), e mostra as sementes da Aliança Rebelde, várias células a princípio independentes, e que aos poucos vão se unindo, que se opõem à tirania do Império. Os personagens principais da série são um grupo de foras da lei (pelo menos da lei imperial) que se autodenominam Espectros, e usam sua nave, a Fantasma, para aplicar pequenos golpes no Império e fazer contrabando; conforme as missões dos Espectros vão ficando mais elaboradas, eles chamam a atenção do Esquadrão Fênix, um grupo de rebeldes bem organizado que planeja derrubar o Império e reestabelecer a República, aos qual eles se unem - alguns relutantemente.

O líder dos Espectros é Kanan Jarrus (voz de Freddie Prinze, Jr.), jedi que sobreviveu à Ordem 66 e passou a esconder seus poderes para não ser identificado pelo Império, fazendo pequenos roubos e contrabandos para sobreviver. Kanan é casado com a piloto da Fantasma, a twi'lek Hera Syndulla (Vanessa Marshall), filha do revolucionário Cham Syndulla, que estreou em Clone Wars lutando para libertar seu planeta natal, Ryloth, dos separatistas, e agora luta para libertá-lo do Império; apesar de ter opiniões bem diferentes das do pai, Hera se empolga por poder fazer parte de uma rebelião para salvar a galáxia. Outros integrantes da tripulação são a adolescente mandaloriana Sabine Wren (Tiya Sircar), que chegou a treinar na Academia do Império antes de se horrorizar com as práticas imperiais e decidir mudar de lado, é grafiteira e especialista em explosivos; e Garazeb Orrelios, apelido Zeb (Steven Blum), ex-integrante da guarda de honra dos lasat, espécie que foi praticamente exterminada pelo Império, que decidiu se unir aos Espectros para conseguir alguma forma de retaliação. Completa a equipe o dróide C1-10P, apelido Chopper (que faz uns barulhinhos parecidos com os de R2-D2, feitos pelo próprio Filoni), que acompanha Hera desde sua adolescência, e é extremamente competente em consertos, mas um tanto descuidado e teimoso. No primeiro episódio, os Espectros acolhem Ezra Bridger (Taylor Gray), menino órfão cujos pais faziam parte de uma rede de resistência à ocupação imperial no planeta Lothal, e que vive ele mesmo de pequenos golpes contra o Império. Impulsivo e impaciente, mas de bom coração, Ezra tem afinidade com a Força, e acaba convencendo Kanan a treiná-lo como seu padawan.

Rebels seria exibida originalmente no canal Disney XD, e teria uma espécie de pré-estreia, quatro curtas de 4 minutos cada, cada um centrado em um personagem (Hera, Sabine, Zeb e Ezra, respectivamente), que estreariam um por semana entre 11 de agosto e 1 de setembro de 2014, e apareceriam de repente durante os intervalos comerciais. A estreia oficial da série ocorreria em 3 de outubro de 2014 com um episódio especial de uma hora, mais tarde dividido em dois episódios de meia hora cada para as reprises. Contando com esses dois, a primeira temporada teria um total de 15 episódios, o último indo ao ar dia 2 de março de 2015. Na primeira temporada, os Espectros agem principalmente no planeta Lothal, fazendo negócios com o criminoso Cikatro Vizago (Keith Szarabajka), para quem roubam itens das bases do Império que ele mandará para fora do planeta, em troca de créditos ou informações. Os Espectros também recebem dicas de um informante misterioso conhecido apenas como Fulcrum, e se mantêm informados através dos pronunciamentos do Senador Gall Trayvis (Brent Spiner, o Data de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração), que faz oposição ao Império e conclama os rebeldes a pegar em armas, informando os alvos mais fáceis de serem atacados.

O principal antagonista da primeira temporada é o Agente Kallus (David Oyelowo), um dos alunos de maior destaque da Academia Imperial, que recebe a missão de supervisionar todas as atividades do Império em Lothal. Outro oponente de respeito é o Grão-Inquisidor (Jason Isaacs), membro de uma ordem criada pelos Sith e devotada a caçar e exterminar todos os jedi sobreviventes, que passa a perseguir os Espectros após descobrir a verdade sobre Kanan. Oponentes de menor periculosidade incluem o Comandante Brom Titus (Derek Patridge); o Tenente Yogar Lyste (Liam O'Brien); dois oficiais do Império meio incompetentes que atuam em Lothal, o Comandante Cumberlayne Aresko e o Mestre de Armas Myles Grint (ambos com voz de David Shaughnessy); a Ministra Maketh Tua (Kath Soucie), responsável imperial pelo setor onde está Lothal; e o Almirante Kassius Konstantine (Dee Bradley Baker), comandante da frota imperial que circunda Lothal, impondo um bloqueio ao planeta. Dois vilões do cinema também fazem participações especiais em alguns episódios: o Grand Moff Tarkin (Stephen Stanton), que decide visitar Lothal pessoalmente após vários fracassos das tropas imperiais locais em deter os ataques dos rebeldes; e ninguém menos que Darth Vader (com voz de James Earl Jones e tudo), chamado a intervir no último episódio, quando a situação está fora de controle (para o Império).

Também no último episódio, Ahsoka Tano (Ashley Eckstein) convida formalmente os Espectros para se unir ao Esquadrão Fênix. O Senador Bail Organa (Phil LaMarr) também faz participações especiais em dois episódios, um deles contando com a presença de R2-D2 e C3-PO (Anthony Davies, em mais um passo para consolidar sua posição de único ator que participou de tudo o que existe de Star Wars). Outros personagens famosos a fazer participações especiais são Obi-Wan Kenobi (James Arnold Taylor), Yoda (Frank Oz) e Lando Calrissian (com voz de Billy Dee Williams, seu intérprete nos filmes). Personagens de destaque que participam apenas de um episódio incluem o rodiano Tseebo (Peter MacNicol), que trabalhou na resistência junto com os pais de Ezra e sabe de seu paradeiro; o contrabandista Azmorigan (James Hong), que faz negócios com Lando e quer comprar Hera como escrava; e o cadete imperial Jai Kell (Dante Basco).

A segunda temporada estrearia em 20 de junho de 2015 com mais um episódio especial de uma hora de duração, que mais uma vez seria dividido em duas partes para as reprises; o último episódio, que foi ao ar em 30 de março de 2016, também teria uma hora, e também seria posteriormente dividido em dois - contando com esses quatro, a segunda temporada teria um total de 22 episódios. Na segunda temporada, Vader se torna o principal antagonista, começando uma campanha de terror em Lothal para encontrar os rebeldes, e enviando dois novos inquisidores, conhecidos apenas como Quinto Irmão (Philip Anthony-Rodriguez) e Sétima Irmã (Sarah Michelle Gellar, a Buffy, a Caça-Vampiros), para encontrar Kanan e Ezra; enquanto isso, Ahsoka se torna uma Espectro não-oficial, participando das missões a bordo da Fantasma, e os Espectros se envolvem cada vez mais com a Rebelião, participando de missões em toda a Orla Exterior a serviço do Esquadrão Fênix. Além de Vader, Ahsoka, Kanan, Hera, Sabine, Zeb, Ezra e Chopper, os personagens que retornam da primeira temporada são o Agente Kallus, o Comandante Titus, o Tenente Lyste, a Ministra Tua, o Almirante Konstantine, Vizago e Yoda.

A segunda temporada teria a estreia de dois personagens de Clone Wars que se tornariam importantes para a história. Um deles é o Capitão Rex (Dee Bradley Baker), clone que lutou ao lado de Anakin e Ahsoka, que está velho, aposentado e um tanto fora de forma, mas se une à tripulação da Fantasma e ao Esquadrão Fênix a pedido da togruta. O segundo é Maul (Sam Witwer), que busca uma forma de se vingar dos Sith destruindo-os, cruza o caminho dos Espectros por acaso, e, sentindo o desequilíbrio de Ezra, tenta atraí-lo para o Lado Sombrio e fazer dele seu aprendiz, se tornando um vilão recorrente. Outro personagem de Clone Wars que estreia na segunda temporada é Hondo Ohnaka (Jim Cummings), ex-pirata e atual trambiqueiro que tenta dar pequenos golpes no Império para enriquecer, que faz amizade com Ezra e passa a dar dicas de missões para os Espectros - sempre importantes para os rebeldes, mas principalmente lucrativas para ele. A segunda temporada também marca a primeira aparição na série de Cham Syndulla (Robin Atkin Downes).

Outros personagens de destaque da segunda temporada são o droide AP-5 (Stephen Stanton), que trabalha fazendo o inventário de uma nave imperial, é salvo e levado para a rebelião por Chopper, com quem passa a ter uma dinâmica que espelha a de C3-PO e R2-D2; o Comandante Jun Sato (Keone Young), líder do Esquadrão Fênix; a caçadora de recompensas Ketsu Onyo (Gina Torres), amiga de infância de Sabine; Ryder Azadi (Clancy Brown), governador de Lothal na época da República, agora líder da principal célula rebelde do planeta; e Fenn Rau (Kevin McKidd), mandaloriano que lidera um grupo de elite chamado Protetores, que quer se manter neutro, não apoiando nem o Império, nem os rebeldes. Fazem participações especiais na segunda temporada o Imperador Palpatine (Sam Witwer), a Princesa Leia Organa (Julie Dolan), que tem um breve contato com os Espectros durante uma missão, e Anakin Skywalker (Matt Lanter), numa gravação assistida por Ahsoka. Também merecem ser citados o mon calamari construtor de naves Quarrie (Corey Burton), a mística lasat Chava (Grey DeLisle), e Yushin (Fred Tatasciore), que controla uma mina de gás do Império.

Entre a segunda e a terceira temporada haveria uma passagem de tempo que faria com que Ezra se tornasse um adolescente - com todas as coisas boas e ruins que isso proporciona. Assim como a segunda, a terceira temporada também começaria e terminaria com episódios especiais de uma hora, sendo que ela também teve um episódio especial de uma hora abrindo o ano de 2017; como de costume, esses três episódios viraram seis para as reprises, e, com eles, a temporada teria um total de 22, exibidos entre 24 de setembro de 2016 e 25 de março de 2017. A terceira temporada seria a primeira de Rebels a ser indicada a um Emmy, o de Melhor Programa Infantil, que perderia para O Natal da Vila Sésamo.

A principal novidade da terceira temporada é que os rebeldes conseguem montar uma base em um planeta distante, sem o conhecimento do Império, da qual conseguem executar suas missões com muito mais eficiência. Nesse planeta também mora Bendu (Tom Baker, de Doctor Who), que tem uma conexão íntima com a Força, e ajuda Kanan e Ezra a superar suas dificuldades - falando de maneira críptica, como todo bom mentor. A terceira temporada seria mais focada nos personagens originais da série, deixando de lado a trama envolvendo Vader e Ahsoka - que sequer aparecem.

A terceira temporada também traria para a série um dos maiores vilões da história de Star Wars, o Grão-Almirante Thrawn (Lars Mikkelsen). Da espécie chiss, que tem pele azul e olhos vermelhos, Thrawn foi criado por Timothy Zahn para o livro Herdeiro do Império, de 1991, ambientado após o Episódio VI (O Retorno de Jedi), no qual tentava reunir forças ainda leais ao Império para um ataque à Nova República. Thrawn também seria o antagonista nos dois livros seguintes de Zahn, Ascensão da Força Sombria, de 1992, e O Último Comando, de 1993; a popularidade do vilão seria tamanha - e provada pelo fato de que Herdeiro do Império também trazia a estreia de uma das jedi mais populares de todos os tempos, Mara Jade - que esses três livros passariam a ser conhecidos como Trilogia Thrawn. Um gênio da estratégia, que jamais perde a calma, e tem com único poder sua vasta capacidade de raciocínio, talvez somente equiparada à sua crueldade, Thrawn deixaria de ser um personagem oficial quando a Disney decidisse que nenhum dos livros de Star Wars era canônico; sua inserção em Rebels foi a forma encontrada por Filoni para que ele retornasse ao cânone. Em Rebels, Thrawn recebe pessoalmente do Imperador a missão de encontrar a base do Esquadrão Fênix e destruir a Rebelião, se tornando o comandante de todas as tropas do Império devotadas a essa tarefa.

Das temporadas anteriores retornam Kanan, Ezra, Hera, Sabine, Zeb, Chopper, Rex, AP-5, o Agente Kallus, agora promovido para a frota de Thrawn, o Almirante Konstantine, agora também parte da frota de Thrawn, o Comandante Titus, o Tenente Lyste, o Senador Organa, o Grand Moff Tarkin, o Comandante Sato, Hondo, Azmorigan, Cham Syndulla, Azadi, Fenn Rau e Maul. Um personagem dos filmes, Wedge Antilles (Nathan Kress), se une aos rebeldes nessa temporada, e tem um papel de certo destaque; Obi-Wan também volta a aparecer, agora com voz de Stephen Stanton. O episódio especial de janeiro de 2017 contaria com a presença de Saw Guerrera (Forest Whitaker), líder guerrilheiro agora parte da Rebelião, que havia estreado em Clone Wars, e, posteriormente, teria destaque nas produções Rogue One e Andor, também interpretado por Whitaker. Finalmente, é na terceira temporada que é mostrado como a Senadora Mon Mothma (Genevieve O'Reilly) se une à Rebelião.

Novos personagens da terceira temporada incluem Arihnda Pryce (Mary Elizabeth McGlynn), oficial do Império apontada para ser a governadora do sistema onde está Lothal; Vult Skerris (Mario Venazza), piloto do Império ás no comando de um caça TIE; o Capitão Slavin (André Sogliuzzo), líder das forças imperiais em Ryloth; Mart Mattin (Zachary Gordon), sobrinho adolescente do Comandante Sato e líder de um esquadrão de adolescentes rebeldes (em mais de um sentido) que se autodenominam Esquadrão de Ferro; o irmão de Sabine, Tristan (Ritesh Rajan), e sua mãe, Ursa Wren (Sharmila Devar); Gar Saxon (Ray Stevenson), mandaloriano escolhido pelo Império para ser o governador do setor onde fica Mandalore; o General rebelde Jan Dodonna (Michael Bell); e Derek Klivian, apelido Hobbie (Trevor Devall), amigo de Wedge que também se une à Rebelião. Um dos episódios é uma espécie de homenagem a Clone Wars, colocando Rex, Kanan e Ezra contra dróides separatistas (com voz de Matthew Wood, que também os dublava na série anterior) comandados pelo "super dróide táctico" General Kalani (Gregg Berger).

Para a quarta e última temporada retornariam Kanan, Ezra, Hera, Sabine, Zeb, Chopper, Rex, Ahsoka, Kallus, Thrawn, Tarkin, Titus, Pryce, Skerris, Vizago, o Senador Organa, Mon Mothma, Hondo, Ryder Azadi, Jai Kell, Mart, Ketsu, Fenn Rau, Wedge, Saw, Tristan, Ursa, Dodonna e o Imperador (agora com voz de Ian McDiarmid). Os novos personagens incluem Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff), regente de Mandalore antes da ocupação imperial; Alrich Wren (Cary-Hiroyuki Tagawa), o pai de Sabine; Tiber Saxon (Tobias Menzies), irmão de Gar e comandante das tropas imperiais em Mandalore; Rukh (Warwick Davis, o Willow), assassino de aluguel contratado por Thrawn para localizar e exterminar os Rebeldes; Seevor (Seth Green), capitão de uma nave da guilda de mineração; e Veris Hydan (Malcolm McDowell), ministro do Império que pesquisa um templo jedi em Lothal.

A quarta temporada, exibida entre 16 de outubro de 2017 e 5 de março de 2018, começaria com dois episódios duplos e terminaria com mais um; após eles serem divididos para as reprises, ela ficaria com 16. Nela, os Espectros se unem à força principal da Rebelião em Yavin, mas decidem atuar em uma arriscada missão paralela para libertar Lothal de uma vez por todas. A segunda metade da temporada ocorre simultaneamente aos eventos do Episódio IV, e, no final do último episódio, há uma passagem de tempo para mostrar como ficaram os Espectros e Lothal após a derrocada do Império no Episódio VI. A quarta temporada seria extremamente elogiada, e indicada a três Emmys, de Melhor Programa Infantil (que perderia mais uma vez para a Vila Sésamo, que ganhou com o especial The Magical Wand Chase), Melhor Composição Musical de Trilha Original Dramática para uma Série, e Melhor Edição de Som para uma Série de Comédia ou Drama de Meia Hora ou Série de Animação.

Mesmo sendo uma produção Disney, durante um bom tempo houve uma certa discussão sobre se Rebels fazia ou não parte do cânone de Star Wars - ou seja, se os eventos mostrados na série são oficiais para a história do universo. Essa dúvida acabou sendo debelada quando os personagens de Rebels começaram a aparecer em outras produções, sem sombra de dúvida canônicas. Chopper e a Fantasma, por exemplo, podem ser vistos brevemente em Rogue One, de 2016, no qual Hera é chamada (pelo sobrenome) em um alto-falante na base rebelde de Yavin; a Fantasma também apareceria na batalha final do Episódio IX (A Ascensão Skywalker), de 2019, no qual a voz de Freddie Prinze, Jr. (ou seja, de Kanan) é ouvida na cena em que os jedi do passado falam com Ray. Gar Saxon e Ursa Wren (mais uma vez dublados por Stevenson e Devar) aparecem em um dos episódios da sétima e última temporada de Clone Wars, em 2020, assim como um jovem Kanan, sem falas, que também aparece em Histórias dos Jedi, de 2022. Também em 2022, o Grão-Inquisidor (interpretado por Rupert Friend) e o Quinto Irmão (Sung Kang) participariam da série Obi-Wan Kenobi. Zeb aparece, feito por computação gráfica e dublado por Blum, em um episódio da terceira temporada da série The Mandalorian, de 2023, mesmo ano no qual jovens Kanan e Hera (ainda dublados por Prinze, Jr. e Marshall) participariam de três episódios da série The Bad Batch.

Mas a prova incontestável de que Rebels faz parte do cânone é a série Ahsoka, também de 2023, que traz Rosario Dawson no papel da protagonista, cuja primeira temporada é praticamente uma quinta temporada de Rebels, começando exatamente de onde ela parou e contando com a participação de Sabine (interpretada por Natasha Liu Bordizzo), Hera (Mary Elizabeth Winstead), Chopper (ainda com voz de Filoni), Ezra (Eman Esfandi) e Thrawn (Lars Mikkelsen, seu dublador na série), todos de vital importância para o enredo, além de participações especiais de Ryder Azadi (Clancy Brown, também seu dublador na série) e Jai Kell (Vinny Thomas) - curiosamente, Stevenson interpreta outro personagem na série, o jedi renegado Baylan Skoll, e não o mandaloriano Gar Saxon. A série tem um final aberto, mas até o momento não se sabe se haverá uma segunda temporada ou se a história continuará em um filme sem nome nem data de lançamento definida, mas que seria dirigido por Filoni - e, caso seja confirmado, tem tudo para ser um filme para o cinema de Rebels.

0 Comentários:

Postar um comentário