domingo, 9 de outubro de 2022

Escrito por em 9.10.22 com 0 comentários

Clone Wars

Lá no primeiríssimo filme de Star Wars, aquele que hoje é conhecido como Episódio IV - Uma Nova Esperança, Obi-Wan Kenobi diz a Luke Skywalker que lutou ao lado de seu pai, Anakin, nas Guerras Clônicas. Provavelmente, na época, nem mesmo o próprio George Lucas fazia ideia do que seriam essas Guerras Clônicas, tendo inventado um nome legal apenas para explicar como Obi-Wan e Anakin se conheciam; entretanto, com o lançamento das "prequências", nas quais a história de Anakin seria contada em detalhes, seria necessário criar as tais Guerras Clônicas, para que ele e Obi-Wan lutassem lado a lado. Ao invés de fazer um filme sobre elas, Lucas preferiu determinar que elas ocorreram entre os eventos do Episódio II (apropriadamente chamado O Ataque dos Clones), quando os clones são apresentados, e o Episódio III, quando Anakin se rende ao Lado Sombrio e se transforma em Darth Vader (er... spoiler?). Obviamente, seria muita falta de consideração se as tais Guerras Clônicas, que os fãs estavam desde 1977 querendo saber o que eram, não tivessem sido mostradas em lugar nenhum; assim, Lucas decidiria criar uma série, aquela que é o tema do post de hoje. Porque hoje é dia de Clone Wars no átomo!


A primeira série de Clone Wars não foi criada, porém, para agradar aos fãs ou para preencher um buraco na continuidade, mas sim, acreditem ou não, para vender brinquedos. Insatisfeito que os brinquedos do Episódio II estavam vendendo pouco, Lucas procuraria a emissora Cartoon Network e negociaria a produção de uma série animada, para ver se mais crianças se interessariam pelos personagens, o que poderia alavancar as vendas. O Cartoon Network escolheria o animador Genndy Tartakovsky, de O Laboratório de Dexter e Samurai Jack, que discutiria os detalhes da série diretamente com Lucas. Os dois chegariam à conclusão de que, ao invés de uma série no modelo tradicional, com episódios de meia hora, Clone Wars funcionaria melhor como "pílulas", episódios de poucos minutos de duração exibidos durante a programação do Cartoon Network, nos intervalos comerciais ou entre um programa e outro. Embora isso fosse fazer com que ficasse mais difícil alguém conseguir acompanhar a série ou assistir todos, com certeza chamaria mais a atenção das crianças, que seriam expostos a Star Wars quando menos esperassem.

Assim, a primeira temporada de Clone Wars teve 10 episódios, cada um tendo entre 2 e 3 minutos de duração, exibidos entre 7 e 20 de novembro de 2003, sendo a primeira série de Star Wars a estrear na TV desde Ewoks, exibida entre 1985 e 1986. A série começa pouco após os eventos do Episódio II, e mostra Obi-Wan Kenobi (voz de James Arnold Taylor) sendo enviado para comandar um ataque ao planeta Muunilinst, sede do Banco Intergaláctico, que está financiando os separatistas comandados pelo Conde Dookan (Dooku no original, voz de Corey Burton) em sua luta contra a República, comandada pelo Chanceler Palpatine (voz de Nick Jameson), conflito esse que motivou a criação dos clones (que têm voz de André Sogliuzzo) e a tal Guerra dos Clones que dá título à série. Enquanto isso, Anakin Skywalker (voz de Mat Lucas) se despede de Padmé Amidala (voz de Gray DeLisle), com quem se casou em segredo, e parte para comandar as forças espaciais da República no front. A primeira temporada também mostraria aventuras de Mace Windu (voz de Terrence Carson), Yoda (voz de Tom Kane) e dos dróides R2-D2 e C-3PO (voz de Anthony Daniels, único ator a interpretar o mesmo personagem em todas as produções de Star Wars), e introduz uma personagem importante para o cânone, Asajj Ventress (que também tem voz de DeLisle; a maioria dos dubladores interpretava pelo menos dois personagens), discípula de Dookan.

A primeira temporada seria um sucesso, e motivaria a criação de uma segunda, com mais 10 episódios, dessa vez com entre 3 e 5 minutos cada, exibidos entre 26 de março e 8 de abril de 2004. A segunda temporada introduziria outro personagem importante, o General Grievous (voz de Richard McGonagle), que seria o vilão do Episódio III. Esses 20 primeiros episódios seriam condensados em um único filme, de cerca de 70 minutos de duração, chamado Star Wars: Clone Wars: Volume One (assim, mesmo, com dois pontos duas vezes), lançado em DVD em 2005 e atualmente disponível no catálogo do Disney+, que ganharia um Emmy de Melhor Programa de Animação.

Apesar de terem continuidade, os episódios das duas primeiras temporadas mostravam apenas aventuras corriqueiras das Guerras Clônicas; na terceira temporada, Lucas decidiria mostrar eventos canônicos que ocorreram entre os Episódios II e III, como, por exemplo, Anakin deixando de ser um padawan e se tornando um Cavaleiro Jedi. A terceira temporada teria cinco episódios de 12 minutos cada, exibidos à noite na forma de uma minissérie, ao invés de inseridos na programação, entre 21 e 25 de março de 2005. Esses episódios também seriam condensados em um filme de cerca de 60 minutos de duração chamado Star Wars: Clone Wars: Volume Two, também lançado em DVD em 2005 e atualmente disponível no catálogo do Disney+, e que ganharia dois Emmys, o de Melhor Programa de Animação e o de Melhor Animador, para Justin Thompson. A terceira temporada acaba imediatamente antes dos eventos do Episódio III, fazendo com que essa série de Clone Wars seja uma ponte entre os dois filmes.

Além de todo o sucesso em termos de audiência, essa primeira série de Clone Wars também conseguiu o intuito pretendido por Lucas, de aumentar a venda de brinquedos - e aumentou tanto que, entre 2003 e 2005, a Hasbro lançou uma nova série de brinquedos especificamente inspirada na série, com o nome de Clone Wars e incluindo personagens novos como Ventress e Grievous; entre 2004 e 2007, a Dark Horse Comics, que, na época, tinha os direitos para a publicação de revistas em quadrinhos de Star Wars, também publicaria uma série chamada Clone Wars Adventures, com desenhos no estilo dos da série animada - que, por falar nisso, tinha o estilo característico de Tartakovsky, até lembrando Samurai Jack em alguns momentos.

A Warner Bros., dona do Cartoon Network, ficaria tão satisfeita com a série que proporia a Lucas a produção de uma nova, dessa vez em computação gráfica. A Lucasfilm chegaria a fazer alguns trechos de episódios, ambientados após Anakin se tornar um Cavaleiro Jedi, mas desconsiderando os eventos do último episódio da série anterior, para que a nova série ainda pudesse ser ambientada entre os Episódios II e III; ao ver esses trechos, Lucas ficaria tão satisfeito que pediria à Warner para que, ao invés de em uma nova série, eles fossem usados em um filme de animação para o cinema. Após mais algumas negociações, ficaria acertado que seria lançado um filme para o cinema que serviria de piloto para uma nova série, que estrearia no mesmo ano.

Dirigido por Dave Filoni, que se tornaria a referência para todas as coisas relacionadas a Star Wars após a aposentadoria de Lucas, e chamado simplesmente Star Wars: The Clone Wars, o filme estrearia em 15 de agosto de 2008, após uma pré-estreia cinco dias antes, se tornando o primeiro filme de animação para o cinema ambientado no universo de Star Wars e a primeira produção de Star Wars a não ser distribuída pela Fox, já que a distribuição foi feita pela Warner - a série animada anterior, apesar de exibida pelo Cartoon Network, foi lançada em DVD pela Fox, se tornando, também, a primeira produção daquele canal a ser lançada por esse estúdio. No filme, Anakin (agora com voz de Matt Lanter) ganha sua própria padawan, a togruta Ahsoka Tano (voz de Ashley Eckstein), e recebe uma estranha missão: o filho de Jabba, o Hutt, foi sequestrado, e cabe a Anakin e Ahsoka encontrá-lo. O sequestro, na verdade, foi um plano do Conde Dookan (voz de Christopher Lee, seu intérprete nos filmes) e do tio de Jabba, Ziro (voz de Corey Burton), que colocaram a culpa do sequestro nos Jedi, para que Jabba se volte contra a República e passe a apoiar os separatistas.

Enquanto Anakin e Ahsoka tentam encontrar o pequeno Hutt sequestrado, o que inclui um confronto com Ventress (voz de Nika Futterman), Obi-Wan (ainda com voz de Taylor) é enviado a Tatooine para tentar convencer Jabba de que a República não está envolvida no sequestro, e Amidala (voz de Catherine Taber), acompanhada de C-3PO (ainda com voz de Daniels), decide investigar Ziro. O filme também conta com a presença de Yoda (ainda com voz de Kane), Mace Windu (voz de Samuel L. Jackson, seu intérprete nos filmes), Palpatine (voz de Ian Abercrombie) e R2-D2; Dee Bradley Baker substitui Sogliuzzo como a voz dos clones, e Matthew Wood faz a voz dos dróides separatistas, que também havia feito nos filmes. Hayden Christensen e Ewan McGregor, intérpretes, nos filmes, respectivamente, de Anakin e Obi-Wan, chegaram a cogitar dublar seus personagens, mas tiveram de desistir por conflitos de agenda.

O filme e a série à qual ele daria origem ficariam conhecidos pelo estilo único de sua animação, criado a pedido de Lucas, que não queria que os personagens fossem nem tão realísticos quanto os de Beowulf, nem tão estilizados quanto os de produções da Pixar como Os Incríveis, pedindo à equipe de produção que encontrasse um tom entre um anime e séries de marionetes como Thunderbirds. Também a pedido de Lucas, seriam usados ângulos de câmera, técnicas de iluminação e tomadas como se a série estivesse sendo feita com atores - ou seja, sem que nenhuma imagem fosse feita de um local onde seria impossível uma câmera estar - para maior realismo. O filme seria um grande sucesso de público - com orçamento de 8,5 milhões de dólares, renderia 35 milhões só nos Estados Unidos - mas um gigantesco fracasso de crítica, que o consideraria feio, confuso, pouco inspirado e nada mais que um caça-níqueis que tentava faturar sobre o sucesso de Star Wars e abrir caminho para a série que o seguiria. O filme seria indicado ao prêmio Framboesa de Ouro de Pior Sequência, Remake ou Spin-Off, o qual "perderia" para Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

Apesar disso, a série já estava em produção, e, com o nome de Star Wars: The Clone Wars, estrearia no Cartoon Network pouco depois do filme, em 3 de outubro de 2008, com uma primeira temporada de 22 episódios, o último indo ao ar em 20 de março de 2009. Lanter, Eckstein, Taylor, Daniels, Taber, Baker, Kane, Abercrombie, Futterman e Wood repetiriam seus papéis do filme, enquanto Burton e Carson retornariam aos papéis de Dookan e Windu, respectivamente. Personagens da série que não estavam no filme que lhe serviu de piloto incluíam Jar Jar Binks (voz de Ahmed Best, também seu intérprete nos filmes) e Grievous (agora com voz de Matthew Wood, que também foi seu intérprete no Episódio III). Outros personagens de destaque introduzidos na primeira temporada foram os jedi Plo Koon (voz de James Arnold Taylor), Kit Fisto (voz de Phil LaMarr), Aayla Secura (voz de Jennifer Hale) e Luminara Unduli (voz de Olivia d'Abo); os vilões Nate Gunray (voz de Tom Kenny) e Wat Tambor (voz de Matthew Wood); o pirata Hondo Ohnaka (voz de Jim Cummings); os caçadores de recompensas Aurra Sing (voz de Jaime King) e Cad Bane (voz de Corey Burton); o senador Onaconda Farr (voz de Dee Bradley Baker); e o twi'lek Cham Syndulla (voz de Robin Atkin Downes), que lidera uma rebelião contra os separatistas em seu planeta natal. Vale citar também os "clones de destaque", o Capitão Rex e o Comandante Cody, que teriam papéis importantes ao longo da série.

A primeira temporada era feita de episódios autocontidos (com início, meio e fim), que mostravam várias batalhas das Guerras Clônicas. Cada episódio tinha meia hora (incluindo os comerciais), e algumas histórias se estendiam por dois ou três episódios; as histórias não eram sequenciais, e, no início de cada episódio, após o título da série e uma frase motivacional - no melhor estilo Star Wars, a série não tem abertura, com o elenco e equipe técnica sendo listados no final - um narrador (com voz de Tom Kane) fazia uma recapitulação dos eventos que levaram até aquele ponto, tendo sido eles mostrados em outros episódios ou não. Vale citar que o episódio de estreia da série é até hoje o recorde de audiência do Cartoon Netwrok nos Estados Unidos.

A segunda temporada teria o subtítulo de Rise of the Bounty Hunters ("a ascensão dos caçadores de recompensas") e traria mais 22 episódios, exibidos entre 2 de outubro de 2009 e 30 de abril de 2010, com os dois últimos exibidos no mesmo dia, em um especial de uma hora de duração. A maioria dos episódios traz como antagonistas os caçadores de recompensas, especialmente Cad Bane; os episódios agora tinham arcos de história que podiam durar até cinco deles, sendo o principal o que envolvia o planeta Mandalore, que se manteve neutro durante a Guerra, mas cuja governante, a Duquesa Satine Kryze (voz de Anna Graves), um antigo interesse amoroso de Obi-Wan, teve de pedir ajuda aos jedi para lidar com uma rebelião comandada por Pre Vizsla (voz de Jon Favreau). A segunda temporada também introduziria na série Boba Fett (voz de Daniel Logan), ainda criança e querendo vingança contra Mace Windu por ter matado seu pai; outros personagens de destaque introduzidos na segunda temporada foram Rush Clovis (voz de Robin Atkin Downes), antigo namorado de Amidala, que agora trabalha para os separatistas, o vilão Almirante Trench (voz de Dee Bradley Baker), a padawan Barriss Offee (voz de Meredith Salenger) e os jedi Ki-Adi Mundi (voz de Brian George) e Adi Gallia (voz de Angelique Perrin).

A terceira temporada teria o subtítulo de Secrets Revealed ("segredos revelados"), e começaria com um episódio especial duplo, de um total de 22, exibidos entre 17 de setembro de 2010 e 1 de abril de 2011. Curiosamente, quase todos os episódios dessa temporada mostravam eventos ocorridos em paralelo aos de outros episódios das duas anteriores, ou seja, cronologicamente, eles não ocorriam em sequência, e sim intercalados com os episódios já exibidos - os dois primeiros, por exemplo, eram ambientados imediatamente antes dos eventos do quinto episódio da primeira temporada. Novos personagens da terceira temporada são a jedi Shaak Ti (voz de Tasia Valenza); o senador Bail Organa (voz de Phil LaMarr); o Capitão Tarkin (voz de Stephen Stanton), que, no futuro, serviria ao Império como Grand Moff; Lux Bonteri (voz de Jason Spisak), filho de uma senadora separatista que se interessa romanticamente por Ahsoka; Madre Talzin (voz de Barbara Goodson), líder da ordem religiosa à qual pertencia Ventress antes de se tornar discípula de Dookan; Savage Opress (voz de Clancy Brown), irmão de Darth Maul; e os clones Echo e Fives, que também teriam papéis importantes nos episódios futuros. Chewbacca faz uma participação especial no último episódio, e Liam Neeson faz a voz de Qui-Gon Jinn em uma sequência de sonho. A terceira temporada também ficaria conhecida por ser mais "diplomática", com vários episódios trazendo tramas políticas envolvendo o Senado e negociações com os separatistas, ao invés de aventuras dos jedi.

A quarta temporada teria o subtítulo de Battle Lines ("linhas de batalha"), também começaria com um episódio duplo, e retomaria a ordem cronológica normal, com 22 episódios exibidos entre 16 de setembro de 2011 e 16 de março de 2012. Após a introdução de Savage, Lucas pediria a Filoni que desse um jeito de introduzir Maul na série, o que o diretor a princípio achou impossível, já que ele tinha morrido cortado ao meio por Obi-Wan no Episódio I. A solução encontrada por Filoni foi fazer com que Maul tivesse sobrevivido em um planeta-lixão, usando partes robóticas para refazer a metade de baixo de seu corpo, mas se tornando insano no processo; após ser encontrado por Savage e ter sua sanidade restaurada por Talzin, Maul decide se vingar de Obi-Wan, traçando também um plano para se tornar uma espécie de chefão do crime intergaláctico, sem depender mais de ninguém para sua sobrevivência. Esse arco de história acontece nos dois últimos episódios da temporada, que têm o título na cor vermelha ao invés de amarela. Além de Maul (que tem voz de Sam Witwer), a quarta temporada traz uma nova personagem importante, a mandaloriana Bo Katan (voz de Katee Sackhoff, que também interpretaria a personagem na série The Mandalorian); os três primeiros episódios também contariam com a presença de um jovem Capitão Ackbar (voz de Artt Butler), antes de se tornar Almirante e ajudar a Rebelião. Outros personagens novos de destaque são o jedi Pong Krell (voz de Dave Fennoy) e o criminoso Moralo Eval (voz de Stephen Stanton).

A quinta temporada não teria subtítulo, e seria a última exibida pelo Cartoon Network; para todos os efeitos, ela também seria a última de todas, e, para isso, seu último episódio teria um marco importante, com Ahsoka deixando de ser uma jedi. A quinta temporada teria apenas 20 episódios, exibidos entre 29 de setembro de 2012 e 2 de março de 2013; quatro desses episódios são protagonizados por um esquadrão de dróides, chamado D-Squad, do qual R2-D2 faz parte, e têm o título na cor azul ao invés de amarelo. Novos personagens de destaque incluem os irmãos Steela (voz de Dawn-Lien Gardner) e Saw Gerrera (voz de Andrew Kishino), que lideram uma rebelião em um planeta separatista; o Coronel Meebur Gascon (voz de Stephen Stanton), líder do D-Squad; e os dróides WAC-47 (voz de Ben Diskin), parte do D-Squad, e Huyang (voz de David Tennant), que ajuda jovens jedi em treinamento a montar seus primeiros sabres de luz. Com o falecimento de Abercrombie, a voz de Palpatine passaria a ficar a cargo de Tim Curry. A quinta temporada receberia sete indicações ao Emmy, ganhando dois prêmios: o de Melhor Programa Animado Classe Especial e o de Melhor Interpretação em um Programa Animado, pela atuação de Tennant; as outras cinco indicações seriam a Melhor Direção em um Programa Animado, Melhor Mixagem de Som em um Programa Animado, Melhor Direção Musical e outras duas ao de Melhor Interpretação em um Programa Animado, para Cummings e Witwer.

O cancelamento da série se daria não por opção de Lucas, da Warner ou do Cartoon Network, e sim da Disney, que, após comprar a Lucasfilm, interromperia a produção de tudo o que fosse relacionado a Star Wars. Inicialmente, a Disney determinaria que nada do então chamado Universo Expandido, que incluía séries animadas, livros e histórias em quadrinhos, era canônico, com apenas os eventos mostrados nos seis filmes para o cinema sendo considerados a história oficial da saga; ainda em 2013, porém, ela voltaria atrás, e decidiria que o filme e a série em computação gráfica de Clone Wars também eram considerados canônicos - mas a série de Tartakovsky não, o que significa que, para a história de Star Wars, ela nunca aconteceu.

Quando a Disney cancelou a série, a Lucasfilm já estava trabalhando em roteiros e pré-produção de alguns episódios que poderiam ser usados na quinta temporada, ou até mesmo em uma possível sexta temporada, caso o série estivesse sendo renovada. Após voltar atrás e determinar a reintrodução de The Clone Wars no cânone, a Disney pediria para que a Lucasfilm começasse a produção da sexta temporada, mas, não querendo negociar com a Warner, que considerava uma rival, preferiu negociar com a Netflix. Assim, a sexta temporada, que tinha o subtítulo de The Lost Missions ("as missões perdidas"), e teria apenas 13 episódios, estrearia no sistema de streaming em 7 de março de 2014, com todos os episódios estando disponíveis no mesmo dia.

Curiosamente, a sexta temporada também foi pensada para ser a última, e, por isso, aos episódios que já estavam em pré-produção, foram acrescentados mais três, previstos para fechar a série, na qual Yoda, seguindo a voz de Qui-Gon Jinn, descobre o segredo que permite aos jedi usar a força para continuar se comunicando com seus colegas após a morte; o último episódio conta com a participação especial de Mark Hamill como a voz de Darth Bane, o fundador dos Sith, que aparece para Yoda em espírito. Também é nessa temporada que os jedi descobrem que o Conde Dookan, além de ser o líder dos separatistas, é o Sith conhecido como Darth Tyranus. A sexta temporada receberia oito indicações ao Emmy, ganhando mais uma vez o prêmio de Melhor Programa Animado Classe Especial; as demais seriam de Conquista Individual Notável em Animação, Melhor Mixagem de Som em um Programa Animado, Melhor Edição de Som em um Programa Animado, Melhor Roteiro de um Programa Animado, Melhor Direção em um Programa Animado, Melhor Direção Musical, e Melhor Interpretação em um Programa Animado, para Hamill.


Em 2018, a Disney surpreenderia e anunciaria uma nova temporada de The Clone Wars para seu serviço de streaming próprio, o Disney+, onde também estariam disponíveis o filme e as seis temporadas anteriores. A sétima temporada teria o subtítulo de A Temporada Final (The Final Season no original, talvez para não deixar dúvidas de que era a última mesmo; a terceira vez é a que conta) e teria 12 episódios, lançados um por semana entre 21 de fevereiro e 4 de maio de 2020. A principal novidade da sétima temporada seria a estreia dos Malfeitos, um esquadrão de clones com habilidades únicas, resultado de modificações genéticas feitas durante sua criação, chamados Hunter, Wrecker, Tech e Crosshair. Outros dois novos personagens de destaque foram as irmãs contrabandistas Trace (voz de Brigitte Kali Canales) e Rafa Martez (voz de Elizabeth Rodriguez). A sétima temporada seria indicada a apenas um Emmy, o de Melhor Mixagem e Edição de Som para um Programa Animado, o qual ganharia.

Os quatro últimos episódios, que começam com o logotipo clássico da Lucasfilm, têm título vermelho ao invés de amarelo, e não contam com a mensagem motivacional nem com a recapitulação feita pelo narrador, acontecem paralelamente aos eventos do Episódio III, e mostram Ahsoka enfrentando Maul em Mandalore, enquanto os clones cumprem a Ordem 66 e o Império começa a substituir a República. A batalha final entre Ahsoka e Maul foi filmada usando a técnica de captura de movimentos, com Lauren Mary Kim servindo de modelo para Ahsoka, e Ray Park, seu intérprete no Episódio I, para Maul. Nesses episódios, trechos de falas do Episódio III proferidas por Silas Carson (Ki-Adi Mundi), Ian McDiarmid (Palpatine), Samuel L. Jackson (Mace Windu) e Hayden Christensen (Anakin) são usadas para esses respectivos personagens. A série termina com Anakin já transformado em Vader, e Ahsoka partindo para um local incerto.

Depois disso, pelo jeito, as Guerras Clônicas acabaram de vez, e The Clone Wars não teria mais temporadas. A série ganharia, entretanto, um spin-off, Star Wars: The Bad Batch, que acompanha as aventuras dos Malfeitos, agora mercenários e fugitivos, durante os primeiros dias do Império. A primeira temporada estreou em maio de 2021, e a segunda está prevista para janeiro de 2023, ambas no Disney+. Mas isso já é assunto para outro post.

0 Comentários:

Postar um comentário