domingo, 23 de agosto de 2020

Escrito por em 23.8.20 com 2 comentários

E, hoje, algo diferente!

Hoje eu gostaria de pedir licença para fazer uma coisa diferente: falar um pouco sobre uma pequena, mas signifcativa, mudança que eu fiz em alguns posts antigos, e também, de certa forma, sobre os bastidores do átomo. Talvez o título que eu escolhi não tenha sido o melhor, mas ele cumpre o seu papel.

Provavelmente essa história já foi contada por aqui em algum post, mas é importante ter algum contexto antes de começar. Meu primeiro blog não foi o átomo, mas o BLOGuil, onde eu e três amigos escrevíamos vários textos humorísticos. Um dia, um desses amigos decidiu criar um blog "sério", eu gostei da ideia, e assim surgiu o átomo, no já longínquo dia 4 de março de 2003. Sendo um blog sério, eu o usava para escrever os textos que hoje em dia chamo de Divagações, mas, um dia, eu me enchi deles, e, para não abandonar o blog, decidi transformá-lo em um espaço para falar sobre as coisas que eu gosto. E lá se vão 880 posts.

Várias questões, entretanto, me atormentam em relação a esses primeiros posts sobre as coisas que eu gosto. Em primeiro lugar, na época, encontrar as informações sobre as coisas que eu queria era extremamente difícil. Muitas delas eu sequer encontrava na internet, tendo de recorrer a livros, jornais e revistas impressos - para escrever o post sobre a banda The Smiths, por exemplo, eu peguei uma revista Spin, em inglês, emprestada de um amigo, pois uma das matérias nessa revista era a história da banda. Depois que inventaram a Wikipédia minha vida ficou mais fácil, mas, mesmo assim, não foram poucas as vezes em que desisti de escrever um post por não achar as informações que eu queria, nem na Wikipédia, nem em lugar nenhum - o melhor exemplo é que, desde pelo menos 2015, eu penso em escrever um post sobre a cantora Nina Persson, mas não consigo encontrar absolutamente nada sobre a vida dela antes de ser vocalista dos Cardigans.

Em segundo lugar, após ter decidido que falaria sobre as coisas que eu gosto, é evidente que eu falaria primeiro sobre as coisas que eu gosto mais. Tori Amos, Cowboy Bebop, Mega Man, Lovecraft, Homem-Aranha, todos esses ganharam posts antes de eu chegar ao número 100. A questão é que - e isso eu tenho certeza de que já falei aqui em outro post - tudo o que a gente faz na vida vai se aprimorando com o tempo, e escrever posts para um blog não é exceção. Além de não ter todas as informações que eu gostaria, muitos desses primeiros posts, embora não sejam mal-escritos, não possuem o mesmo padrão que os mais recentes - para repetir um exemplo que eu já usei, eu acho o post sobre o Motoqueiro Fantasma melhor que o sobre o Homem-Aranha, mas gosto muito mais do Homem-Aranha do que do Motoqueiro Fantasma, e isso me incomoda. Além disso, muitos desses primeiros posts possuem erros de português (verbo haver no sentido de existir sendo conjugado é o que mais me envergonha) e de grafia (Megaman escrito junto, porque o site que eu consultava na época escrevia junto, e só depois eu descobri que o certo é separado).

Enfim, pra deixar bem claro, eu não gosto desses primeiros posts (com algumas exceções), mas não me animo a consertá-los por três motivos: primeiro, pouca vontade de falar de novo sobre um assunto sobre o qual eu já falei; segundo, não me agrada ir lá e mudar o post original, e eu não quero fazer um monte de posts (II); terceiro, ou eu conserto os posts antigos, ou escrevo posts novos, as duas coisas ao mesmo tempo eu não tenho condições.

De vez em quando, porém, eu descubro que um post tem uma informação muito errada, ou descubro um detalhe novo que não gostaria de deixar de fora, ou simplesmente acontece um fato novo que me dá vontade de atualizar um dos posts antigos. Foram raras as vezes em que atualizei um post antigo, e, em todas elas, nunca substituí o texto original do post (exceto em uma, quando criei a série sobre os Kamen Riders e matei o post original que eu tinha escrito sobre Kamen Rider), sempre ou só corrigi o que estava errado, ou adicionei poucos parágrafos com as informações novas (e aproveitei para revisar o texto de novo e corrigir eventuais erros de ortografia, gramática e digitação), deixando a maior parte do texto original intacta. Quando criei as Categorias (ou seja, quando o Blogger passou a permitir tags), criei uma chamada "Posts atualizados depois", justamente para esses casos. Não sei se vocês já repararam, mas já tem 13 posts lá - todos eles, além de ganhar essa tag, ainda ganham uma linha em itálico ou negrito no início do post ou no começo do trecho atualizado, dizendo em que dia ocorreu a atualização.

Pois bem, agora finalmente vamos juntar todas essas informações para chegar na justificativa para eu estar postando esse texto hoje ao invés de falando sobre alguma coisa que eu gosto.

No início do átomo, eu gostava muito de fazer séries. Na verdade, ainda gosto, só não arrumo assunto com tanta frequência. Uma série nada mais é do que vários posts sobre um mesmo assunto, distribuídos ao longo de vários meses. Dentre as primeiras séries do átomo tivemos a dos Sentai, a dos baralhos, a da Fórmula 1 e a das Olimpíadas. Esses posts estão dentre os meus preferidos, mas, evidentemente, eles também têm seus problemas comuns aos primeiros posts - por exemplo, se fizesse hoje a série dos Sentai, incluiria os nomes civis dos personagens, algo que não me passou pela cabeça quando os escrevi.

Falando especificamente sobre a série das Olimpíadas, uma coisa que sempre me incomodou foi a lista dos esportes presentes em cada uma. Quando eu falava sobre cada edição dos Jogos Olímpicos, dizia quantas provas foram disputadas, e quais esportes fizeram parte do programa. Pra começar, seguindo o que estava no livro que eu consultava, eu chamava o levantamento de peso de halterofilismo e considerava a luta greco-romana e a luta livre como dois esportes separados; já várias vezes pensei em consertar isso, mas faltava aquele ânimo final. Além disso, por alguma razão, parecia que eu não conhecia a palavra "prova", e, em cada texto, usava uma diferente - eventos, modalidades, competições, disciplinas - mas nunca "provas", que é justamente a que se enquadra melhor. Para terminar, eu sempre achei ruim listar os esportes, mas não as provas, e achava isso uma informação essencial quando se fala em história das Olimpíadas - tá, em 1896 teve atletismo, ok, mas quais provas?

Especificamente em relação às provas, eu até poderia tê-las listado, mas não o fiz por uma questão de espaço: cada Olimpíada tem centenas de provas (em 2016 foram 306), imaginem de que tamanho o texto iria ficar - e o quão chato ele ficaria de ler - caso eu dedicasse um parágrafo a listar todas elas. Esse, especificamente, era um problema que me incomodava, mas para o qual eu não via solução.

Até que um dia, sem querer, ela veio na minha mente como um estalo: quando eu fiz a série sobre os baralhos, quis mostrar como era cada padrão regional, mas não queria apenas uma pequena figura no corpo do texto; assim, cada trecho que fala sobre um padrão regional tem um link (disfarçado como uma figura) que leva para uma figura enorme de todas as cartas (ou exemplos delas, se muitas forem repetidas) daquele padrão regional. De repente, sem mais nem menos, eu pensei que poderia fazer uma figura assim, listando todas as provas de cada Olimpíada, agrupadas por esportes. Deu um pouquinho de trabalho, mas, a longo do mês de julho, fiz as tais figuras, e, ao longo do mês de agosto, as coloquei no lugar. E aproveitei para revisar todos os posts sobre as Olimpíadas, consertando erros de digitação, ortografia e gramática.

Não incluí todos os posts das Olimpíadas na categoria Posts atualizados depois porque as alterações foram bem poucas - nem coisas que mudaram na reforma ortográfica, como o fim do acento em ideia, eu não mudei, embora talvez tivesse sido melhor ter aproveitado logo - exceto o primeiro de todos: no texto sobre as Olimpíadas de Paris de 1900 eu incluí dois parágrafos e praticamente reescrevi o que vem antes deles; nesse caso, por ter sido uma alteração tão substancial, esse post ganhou a tag. Também incluí dois parágrafos no texto sobre Pequim 2008, para falar de duas medalhas que o Brasil herdou em 2016 e 2017, após os medalhistas originais serem desclassificados por doping, mas aquele post já tinha a tag (por ter sido alterado justamente quando eu acrescentei Pequim 2008), então eu só incluí mais um aviso de alterado.

Também cabe a explicação de que, depois que as figuras já estavam prontas, eu reparei que o nome de algumas provas ficou diferente no texto e na figura - devido ao fato de que os nomes que estão no texto eu peguei do tal livro que consultei na época, e os nomes que estão nas figuras eu peguei do site do COI. Dois exemplos dos quais eu me lembro agora são as provas de rifle do tiro esportivo, que, no texto, estão como provas de carabina, e o concurso de saltos do hipismo, que, no texto, está com o outro nome pelo qual é conhecido, Prêmio das Nações - além disso, algumas categorias de peso das lutas estão no texto com seus apelidos, peso galo, peso pesado etc. Eu não consertei todas essas referências, mas acho que dá pra deduzir quais são as provas equivalentes no texto e na figura.

Concluindo, o principal intuito desse texto tão comprido que vocês estão lendo agora (aliás, se você ainda está aí, obrigado) é para avisar que, agora, em cada um dos 27 posts sobre as Olimpíadas, vocês podem encontrar links que abrirão figuras que têm a lista de todas as provas disputadas em cada Olimpíada. Eu até pensei em disfarçá-lo, mas, para não ter que explicar no começo de cada texto onde ele estava, como ocorre com os dos baralhos, resolvi colocar um link mesmo, alto e claro. A principal razão pela qual eu decidi escrever esse texto hoje foi que, como os posts não ganharam a tag de atualizados depois, fiquei achando que ninguém iria ficar sabendo - aliás, eu acho que ninguém presta atenção nessa categoria dos atualizados depois, no sentido de que ninguém fica entrando lá toda semana pra ver se tem algum novo, então mais um motivo pra avisar.

Antes de encerrar de vez, dois outros avisos: primeiro, eu me empolguei e fiz a mesma coisa com os posts sobre os World Games - ou seja, cada post da série sobre os World Games (exceto o primeiro, que é genérico) agora tem links que levam para figuras com todas as provas do programa. Como eles são mais recentes, confesso que não os revisei, só adicionei o link, para ganhar tempo.

Segundo, para facilitar a vida de quem quiser ler os posts em múltiplas partes em ordem, eu passei o mês de agosto colocando tabelas no final de cada post desse tipo, que levam ao anterior e ao posterior da mesma série. Os seguintes posts em múltiplas partes ou séries ganharam essas tabelas: 24 Horas, Baralho, Barsoom, Castlevania, Clássicos Disney, Contra, DC vs. Marvel / Amalgam Comics, Dead or Alive, Desenhos Marvel, Doctor Who, Final Fantasy, Fórmula 1, Fórmula Indy, Gradius, James Bond, The King of Fighters, Kirby, The Legend of Zelda, Lovecraft, Magic: The Gathering, Megaman, Metal Slug, Mortal Kombat, Olimpíadas, OverPower, Pokémon, Rangers Strike, RPG, Samurai Shodown, Star Wars, Stargate, Street Fighter, Tekken, Toho Heroes, Tomb Raider, War e World Games. As seguintes séries ganharão essas tabelas em breve, porque eu, infelizmente, não tive tempo de terminá-las antes de hoje: Godzilla, Kamen Rider, Metal Heroes, Sentai, Toei Heroes e Universo Cinematográfico Marvel.

Os seguintes posts têm (I) e (II) no nome (ou até mais) mas não vão ganhar as tabelas por enquanto: Alfabeto, Aniversário da Tori Amos, Automobilismo, Batman, Beisebol, Esportes Aéreos, Esportes de Demonstração, Futebol, Homem-Aranha, Insegurança, Mah Jongg, Mario, Ninja Gaiden, Patinação, Questionário, Record of Lodoss War, Resident Evil, Tapa-Buraco, Tartarugas Ninja, The Tick e Tori Amos. O motivo foi que eu cheguei à conclusão de que eles não eram posts em múltiplas partes, e sim mais de um post sobre o mesmo tema mas com assuntos diferentes - no caso do Batman e do Homem-Aranha, por exemplo, um fala sobre os quadrinhos, outro sobre os filmes - e as Categorias já existem para agrupar esses posts de forma conveniente (o mesmo pode ser dito de Megaman e Lovecraft, mas eu já tinha colocado as tabelas no ar quando cheguei a essa conclusão, e não quis ter o trabalho de tirar). Talvez, um dia, quem sabe, se eu me animar e tiver tempo livre, faço tabelas para eles também.

Bom, é isso. Obrigado pela atenção, e semana que vem voltaremos à nossa programação normal.

2 comentários:

  1. Obrigado por tanto zelo. É o que faz eu e muitos outros sempre lerem este excelente blog. Vida longa ao átomo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo esforço! Como dizem aí no Brasil: valeu!

    ResponderExcluir