sábado, 22 de dezembro de 2007

Escrito por em 22.12.07 com 3 comentários

Fullmetal Alchemist

O penúltimo anime que eu assisti do início até o final foi Saber Marionette J. E isso foi em 2002. De lá pra cá, uma série de fatores contribuiu para que eu não conseguisse acompanhar mais nenhum; os dois principais foram a falta de tempo, já que compromissos vários me impediram de acompanhar qualquer coisa televisionada antes das 9 da noite, e a falta de interesse, já que a maioria dos anime que anda passando por aí não chama mesmo a atenção - principalmente porque eu passei um bom tempo sem TV por assinatura, e a TV aberta não é exatamente conhecida por passar os melhores anime.

Ainda assim, de vez em quando coisas estranhas acontecem, e de onde menos se espera é que não sai nada mesmo. Um dia, a Rede TV decidiu passar Fullmetal Alchemist. Não era exatamente em um horário em que eu conseguia acompanhar (6 da tarde, mais ou menos), mas mesmo assim eu consegui ver alguns episódios. Eu já tinha lido sobre Fullmetal na revista Dragonslayer, e realmente achei o desenho bem interessante. No início desse ano, eu voltei a ter aqui em casa o canal Animax, que só passa anime o dia inteiro. Infelizmente, meus compromissos continuaram fazendo com que eu não conseguisse acompanhar nenhum. Fullmetal, pelo menos, passa lá à noite, o que já era um bom começo. Depois que eu escrevi aqui o post sobre Zillion, lá no meio do ano, resolvi tomar vergonha na cara e acompanhar. E assim, antes que o ano acabe, vocês serão brindados com mais um post sobre um anime!

Alphonse e Edward ElricFullmetal Alchemist, que tem o nome original de Hagane no Renkinjitsushi (literalmente, "o alquimista de aço"), foi criado em janeiro de 2001 como um mangá shonen, ou seja, direcionado a meninos. O mangá fez tanto sucesso que continua sendo publicado até hoje, e não parece que vai acabar tão cedo. Todo esse sucesso levou também à criação do anime, pelo estúdio Bones, que estreou no Japão em outubro de 2003. Como o mangá ainda estava sendo publicado na época em que o anime foi feito, muitos detalhes são diferentes, principalmente o final da série - que, no mangá, ainda nem chegou.

O anime de Fullmetal teve 51 episódios, divididos em 4 "temporadas" (de 13, 12, 16 e 10 episódios, respectivamente). Uma temporada estreava na semana seguinte à que a anterior tinha acabado, como se tudo fosse uma coisa só, mas as aberturas e encerramentos eram diferentes. O último episódio foi televisionado em outubro de 2004; depois disso ainda foi lançado um filme, Shamballa o Yuku Mono ("O Conquistador de Shamballa"), ainda inédito no Brasil, ambientado dois anos após o final da série, e cinco OVAs, episódios lançados diretamente em DVD, a maioria deles sem qualquer importância para a história do anime, apenas mostrando os personagens em situações inusitadas.

Mas do que se trata um anime chamado "Fullmetal Alchemist"? Assim como diversos outros anime, ele não é ambientado em nosso mundo, mas em um mundo alternativo, onde a alquimia se desenvolveu como ciência. Este mundo lembra a Terra do início do século XX: existem aparatos tecnológicos mais ou menos complexos, como trens, carros, rádios e telefones, mas não avançados, como televisões. A maioria da população ainda vive na zona rural, com as grandes cidades sendo poucas e relativamente isoladas. A maior parte da ação se passa em um país chamado Amestris, que, inusitadamente, lembra bastante a Alemanha nazista: é governada pelos militares, e tem como chefe de estado um Führer, que atua tanto como presidente quanto como chefe do exército. Além disso, Amestris está constantemente em guerra com as nações vizinhas, e chegou a massacrar uma delas, Ishval, cujos habitantes agora vivem como nômades.

O maior poder de Amestris vem da alquimia, pouco conhecida - ou demonizada - nas demais nações, mas amplamente utilizada por seu exército, que recruta alquimistas para fazer parte de suas fileiras, sob o título de Alquimistas Nacionais. Sendo a alquimia uma ciência, com muitos livros escritos sobre o assunto, qualquer um pode se tornar um alquimista, embora alguns tenham mais talento do que outros. Através de muito estudo, o alquimista aprende a desenhar os círculos alquímicos, através dos quais canalizará um poder quase mágico para obter feitos incríveis. Apesar de extremamente poderosa, a alquimia possui uma grave limitação, conhecida como Princípio da Troca Equivalente: para conseguir uma coisa, o alquimista deve dar outra coisa de igual valor em troca. Em outras palavras, a alquimia é, basicamente, transmutação: usando o círculo, o alquimista transforma uma coisa em outra, sendo impossível criar uma coisa do nada. Embora ainda assim um alquimista habilidoso consiga efeitos impressionantes - como consertar um aparelho quebrado em segundos - algumas proezas são impossíveis simplesmente pelo alquimista não ter como dar algo de igual valor em troca - sendo ressucitar os mortos o melhor exemplo. Teoricamente, um alquimista deve desenhar o círculo alquímico toda vez que desejar realizar uma transmutação, mas como o mesmo círculo pode ser utilizado inúmeras vezes para o mesmo efeito, alguns alquimistas agilizam o processo levando um círculo consigo, na forma de uma tatuagem, bordado em sua roupa, ou desenhado em um papel.

Winry RockbellEm uma pequena cidade do interior de Amestris, chamada Resembool, vivem os irmãos Edward e Alphonse Elric, apelidados Ed e Al. Filhos de um grande alquimista, Ed e Al também passaram a se interessar pela alquimia desde crianças, e desde cedo demonstraram talento para a coisa. Seu pai, porém, os abandonou quando Al ainda era um bebê, e desde então sua mãe, Trisha, ficou bastante doente, talvez por depressão. Um dia, ela não resiste e morre, deixando os dois irmãos, ainda crianças, sob os cuidados da vizinha Pinako Rockbell, mecânica de automail, uma espécie de prótese extremamente avançada, semelhante a um membro biônico, e avó de Winry, melhor amiga dos dois, e também uma orfã, já que seus pais morreram na guerra de Ishval. Ed e Al, porém, jamais se conformaram com a morte da mãe: primeiro, eles decidiram enviar cartas para todos os conhecidos de seu pai, tentando fazer com que ele voltasse para casa; depois, tiveram uma idéia "brilhante": utilizar a alquimia para ressucitar sua mãe. Em uma noite de tempestade, os dois desenharam o círculo alquímico e o ativaram. E se arrependeram pelo resto da vida.

Quando o círculo se ativou, Ed perdeu sua perna esquerda, levada pela Troca Equivalente. Al sofreu ainda mais: todo seu corpo foi tragado para dentro do círculo. Ainda assim, o que surgiu diante de Ed não foi sua mãe, mas um amontoado disforme de carne e ossos, de aparência nada humana. Arrependido, Ed decide salvar o irmão, mas o máximo que consegue fazer é fixar a alma de Al a uma antiga armadura, que estava próxima ao círculo. Pela Troca Equivalente, Ed perdeu também seu braço direito.

Al então passou a ser uma armadura viva, e levou Ed à casa de Pinako, para que ela salvasse sua vida. Pinako criou automails para substituir o braço e a perna de Ed, para que ele possa viver uma vida normal, mas infelizmente não pôde fazer nada por Al.

Enquanto Ed está se recuperando, os irmãos Elric recebem a visita de Roy Mustang, Coronel do exército e Alquimista Nacional, que recebeu uma das cartas enviadas pelos irmãos quando procuravam por seu pai. Mesmo sabendo que a alquimia humana é proibida, ele se impressiona por Ed e Al terem conseguido um efeito alquímico tão difícil ainda tão jovens, e os convida para serem Alquimistas Nacionais. Ed decide aceitar, pois, com os recursos disponíveis aos Alquimistas Nacionais ao seu alcance, poderá encontrar uma forma de recuperar o corpo de Al, bem como seu braço e perna originais.

Alex Armstrong, Liza Hawkeye e Roy MustangEd se sai muito bem no teste, e se torna o Alquimista Nacional mais jovem da história, passando na prova com apenas 12 anos de idade. Além disso, ele impressiona a todos por ser capaz de usar alquimia sem um círculo, algo que se torna sua marca registrada ao longo da série. Como todo Alquimista Nacional possui um codinome, através do qual é conhecido nas batalhas, o Führer escolhe para Ed o codinome Fullmetal, por causa de seu braço e perna mecânicos (embora a maior parte dos que encontram os irmãos ache que Fullmetal é o Al, por causa da armadura).

Como Alquimista Nacional, Ed fica sabendo de um artefato lendário, a Pedra Filosofal, com a qual um alquimista pode ignorar o Princípio da Troca Equivalente, obtendo o efeito que bem desejar. Os irmãos Elric então decidem sair em uma jornada em busca da Pedra Filosofal, para conseguir seus corpos de volta. Em torno desta busca se desenvolve a história do anime, com Ed e Al crecendo e amadurecendo ao longo de sua jornada.

Embora devote a maior parte de seu tempo a encontrar a Pedra Filosofal, Ed ainda faz parte do exército, e deve seguir as ordens de seus superiores. Embora entre em conflito com a maioria dos militares, Ed ainda conquista valiosos aliados no exército, como o Coronel Mustang e sua assistente Tenente Liza Hawkeye, que possui uma mira fora do comum; o Tenente Coronel Maes Hughes, melhor amigo de Mustang e membro da Divisão de Investigações do exército; e o hilário Major Alex Armstrong, de dois metros de altura, super musculoso, narcisista, mas de bom coração, que trata os irmãos Elric praticamente como seus filhos. Mas a maior aliada de Ed e Al ainda é Winry Rockbell, que cresceu e se tornou ela mesma uma mecânica de automail, sendo não só a responsável pelo bom funcionamento do braço e perna de Ed como também a ligação dos irmãos com sua cidade natal e sua infância.

Mas ser um Alquimista Nacional também rendeu a Ed um inimigo poderoso, conhecido simplesmente como Scar. Nativo de Ishval, Scar odeia a todos os Alquimistas Nacionais, por causa de sua participação no massacre de sua nação. Ainda por cima, a alquimia era vista como ciência do demônio em Ishval, o que fazia com que todos os alquimistas fossem considerados hereges. Scar, por algum motivo, tem um braço todo tatuado capaz de realizar efeitos alquímicos de destruição, e planeja utilizá-lo para matar todos os Alquimistas Nacionais, incluindo Ed.

Cinco dos sete HomúnculosOs piores inimigos de Ed e Al, porém, estão relacionados à sua busca pela Pedra Filosofal: autodenominados Homúnculos, eles não são humanos, mas criaturas artificiais, criadas através de alquimia. Imortais, mas sem alma, os Homúnculos procuram a Pedra Filosofal porque querem se tornar humanos; incapazes de usar alquimia, precisam de um alquimista para fazer o favor para eles. Por causa disso, toda vez que encontram um alquimista com potencial para encontrar a Pedra, eles o perseguem, e criam diversas situações para forçá-lo a abandonar o que está fazendo e seguir a Pedra até encontrá-la. Desnecessário dizer, os Homúnculos vêem em Ed e Al os candidatos perfeitos para alcançar seus objetivos. Ao todo, existem sete Homúnculos, um para cada Pecado Capital; três deles - Luxúria, uma mulher gostosona com unhas afiadas como espadas; Gula, um gordinho que tem o poder de comer qualquer material; e Inveja, que pode mudar de forma, assumindo a aparência de qualquer pessoa - atazanam os irmãos Elric desde o primeiro episódio; os outros quatro - Preguiça, Ira, Ganância e Orgulho - aparecem aos poucos, ao longo da série, mas eu não vou dizer como eles são nem seus poderes, para não estragar algumas surpresas.

Falando nisso, Fullmetal é um anime cheio de segredos e reviravoltas, portanto mais não vou falar, sob o risco de estragar alguma delas. Se você planeja assistir (ou ler o mangá) tente fazê-lo sem ler spoilers antes - a Wikipedia, por exemplo, está cheia deles - ou perderá parte da graça.

Fullmetal tem suas falhas, como uma incoerência ou outra aqui e ali, mas nada que tire seus méritos. Não é a toa que ele se tornou um dos mais populares anime do Japão e dos Estados Unidos, ganhando o prêmio Animage Anime Grand Prix de 2003 e sendo escolhido o anime mais popular de todos os tempos pela TV Asahi. Se você é fã do gênero, vale uma olhada.

3 comentários:

  1. Anônimo17:29:00

    adorei saber mais sobre o desenho que eu passava a tarde assistindo na redetv,quero saber quando ele vai voltar a passar em rede aberta no brasil?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:32:00

    ja faz tempo hein,candeis-ba

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:20:00

    no animax passa fullmetal aquimista e swol

    ResponderExcluir