domingo, 23 de maio de 2004

Escrito por em 23.5.04 com 2 comentários

The Tick (I)

The Tick #1Quando eu escrevi meu perfil ali na coluna do lado, tinha certeza de que iria esquecer uma coisa ou duas. Tudo bem, sempre é tempo para adicionar novidades. Uma das coisas que eu esqueci de colocar, mas que agora já está em seu lugar, é um dos melhores e mais engraçados super-heróis do mundo: The Tick!

Eu conheci o Tick através do desenho da TV, que passava aqui na Fox, e depois foi para a Fox Kids. Um dos melhores desenhos de super-heróis que eu já vi, diga-se de passagem. Ação, aventura, super-vilões malignos e muito escracho com os super-heróis "de verdade". Depois eu descobri que a origem do Tick era outra, nos quadrinhos, há muito, muito tempo.

O Tick foi criado pelo escritor e desenhista Ben Edlund para a New England Comics, em junho de 1988. Inicialmente, sua revista só teve 12 edições, e não fez muito sucesso. Mas, por alguma razão inexplicável, no meio da década de 90 foi "redescoberta", e começou a vender muito. Esta redescoberta foi responsável pela lançamento de várias edições especiais e sub-séries em quadrinhos, e pelo convite da Fox para produzir o desenho através do qual eu fiquei conhecendo o herói.

O Tick!A série animada foi ao ar em três temporadas, entre setembro de 1994 e novembro de 1996, totalizando 36 episódios. A série não é completamente fiel aos quadrinhos, mas o próprio Edlund participou do roteiro e direção dos desenhos, o que faz com que ambas as versões, quadrinhos e desenho, sejam consideradas "oficiais" apesar das diferenças. Posteriormente, também foi feita uma série com atores de verdade, mas essa eu nunca consegui assistir.

Mas, afinal, quem é o Tick? Ninguém sabe ao certo, mas trata-se de um super-herói superforte e indestrutível, mas pouco brilhante, ao qual foi confiada a proteção da Cidade na última convenção anual dos super-heróis. Ao chegar na Cidade, Tick encontra seu futuro parceiro Arthur, um ex-contador que compra uma roupa de homem-traça (constantemente confundida com uma fantasia de coelho) e decide largar sua vida burocrática para viver incríveis aventuras. Tick e Arthur se tornam uma dupla a serviço da justiça, para esmagar o mal onde ele estiver, e ai dos vilões que cruzarem seu caminho!

Arthur!O Tick tem algumas particularidades interessantes, como o fato de patrulhar a cidade pulando de prédio em prédio, e seu curioso grito de guerra ("colherrrrrrrrrr!", que surgiu quando ele procurava um bom grito de guerra, e por acaso estava com uma colher na mão). Nos quadrinhos, Tick e Arthur têm até uma "Tick-caverna", mas isto não foi transposto para o desenho.

No desenho, a primeira aventura dos heróis é deter os Idea Men, uma gangue de vilões fanhos que planeja destruir a represa e alagar a Cidade, a menos que seja pago um resgate. Mas ainda existem outras ameaças maiores, como o Cadeira (Chairface Chippendale, no original) um vilão megalomaníaco que planeja escrever seu nome na lua; El Seed, um girassol humanóide que quer destruir a humanidade para que as plantas reinem; o Padeiro, que planeja criar um pão gigante para destruir a cidade como vingança por ter sido expulso da escola de padeiros; e a ameaça espacial Omnipotus, que deseja nada mais, nada menos do que devorar nosso planeta!

FledermausPara enfrentar tais ameaças, Tick e Arthur contam com a ajuda de outros super-heróis da Cidade, como American Maid, a empregada mais patriótica da América; o Homem-Bala, que se lança de um canhão em direção aos vilões; os Cinco Cívicos, um grupo de cinco super-heróis com QG secreto e carro próprio; e o que eu considero o melhor de todos, Fledermaus ("morcego" em alemão; na verdade traduziram para Rato Deflator, mas eu me recuso a chamá-lo por este nome), o Cavaleiro da Noite, Protetor da Escuridão, mulherengo, vaidoso e extremamente covarde.

Enfim, toda uma pletora de vilões e heróis memoráveis, a grande maioria criada para escrachar heróis existentes. Cada episódio é igualmente memorável. Meu preferidos são:

The Tick vs. Chairface Chippendale - O mais clássico, onde Tick, Arthur e American Maid se infiltram na festa de aniversário do Cadeira, para impedi-lo de escrever seu nome na Lua.

The Tick vs. The Tick - Tick, Arthur, Fledermaus e o Ouriço Fedor vão ao Comet Club, um clube exclusivo de super-heróis. A confusão começa quando o Tick descobre que o dono do estabelecimento é outro super-herói que também se chama Tick, e os dois têm de lutar pelo direito ao nome! Destaque para o vilão, o Bombardeiro do Mal (Evil Midnight Bomber), e para o "Sidekick's Lounge", uma seção do Comet Club especial para parceiros de super-heróis.

Bloomsday - El Seed tenta roubar a Florada dos 400 anos, uma planta que, como o nome sugere, só floresce a cada 400 anos. Ao florescer, ela pode fazê-lo "para o bem", quando será uma linda flor, ou "para o mal", destruindo a Cidade. Obviamente, o vilão planeja fazê-la florescer para o mal, e cabe ao Tick impedi-lo!

The Tick Loves Santa! - Neste especial de Natal, o vilão é o Papai Noel Múltiplo, um ladrão que, ao fugir fantasiado de Papai Noel, sofre um acidente, e ganha a capacidade de se multiplicar quando ferido por eletricidade. O Tick não consegue enfrentá-lo, pois é incapaz de bater no Papai Noel, e cabe ao verdadeiro Papai Noel convencê-lo de que ele está enfrentando um vilão!

Tick vs. Europe - O Tick entra em um intercâmbio de super-heróis, e é enviado para a Bélgica, onde, junto com sua nova parceira Blitzen, deverá enfrentar o vilão Octopaganini e seus capangas, os Irmãos Fortissimo, que planejam seqüestrar o Rei da Bélgica. Neste episódio, o Tick profere minha frase preferida: quando Octopagnini diz "Conheça os Irmãos Fortissimo, que têm a força de 10 homens!", nosso herói pergunta "cinco homens cada, ou 20 homens no total?". Além disso, ainda temos outro vilão, o Robô Caubói Comunista (Eastern Block Robot Cowboy), e, na Cidade, Arthur e a super-heroína Éclair, que veio intercambiada pelo Tick têm de enfrentar o Padeiro e seu exército de Homens-Gengibre! Um clássico!

Infelizmente, nem os quadrinhos, nem o desenho, e nem a série do Tick são mais produzidos. O desenho ainda passa nos EUA, no canal Comedy Central, mas por aqui eu desconheço. Para os que quiserem saber mais sobre o grande herói azul, eu recomendo a The Ultimate Tick Fansite, a melhor página de internet sobre o Tick.

2 comentários:

  1. A série do tick tem na amazon prime e é muito boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas essa da Amazon Prime é uma série nova. Já vi e estou até pensando em escrever um post sobre ela! :)

      Excluir