
Era uma vez um belo mundo, infelizmente fragmentado por uma grande guerra entre suas nações. Um dia, a guerra teve de ser esquecida, pois ameaça maior pairava sobre seus habitantes. Do espaço, sem maiores avisos, surgiu a Fortaleza Negra, trazendo os terríveis Assassinos, liderados pelo monstro sem nome conhecido como a Besta. Para poder combater os invasores, uma trégua e uma aliança entre as nações foram arranjadas. Mas, no dia em que esta aliança seria forjada, algo saiu errado...
Os mais nostálgicos já devem ter reconhecido o início do filme de fantasia Krull, de 1983, que fecha a lista dos meus favoritos, mas nem por isso é o que eu gosto menos. Para falar a verdade, eu adoro esse filme, tanto que até o comprei em DVD. Não lembro a primeira vez em que o vi (devia ser bem pequeno...) mas jamais o esqueci. E toda vez que passava na Sessão da Tarde eu fazia questão de ver de novo. Mês passado ele apareceu de novo na Sessão de Sábado, mas já não é exibido com tanta freqüência quanto há alguns anos.

É verdade, porém, que Krull surgiu na cola de Guerra nas Estrelas, tentando misturar ação capa-e-espada com ficção científica. Não tem muita ciência, mas o resultado foi um filme de fantasia que acabou por detonar uma verdadeira onda do gênero, cujos representantes mais ilustres são A Lenda (1985) e Labirinto, a Magia do Tempo (1986). Depois do fogo queimar toda a palha, o gênero foi esquecido, mas deve retornar agora depois d'O Senhor dos Anéis.
Voltando à vaca fria, as guerras foram interrompidas para que as nações pudessem se unir contra a Besta. O símbolo de tal aliança seria o casamento do príncipe Colwyn (Ken Marshall) com a princesa Lyssa (Lysette Anthony), filhos de governantes de nações rivais, e convenientemente apaixonados. No dia do casamento, porém, os Assassinos invadiram o palácio real, seqüestraram a princesa, e mataram todo mundo (não se sabe se os reis e os generais foram todos mortos, mas já que o pobre príncipe teve que ir salvá-la sozinho, presumo que sim).
O príncipe Colwyn sobreviveu ao ataque, e jurou salvar a princesa das garras da Besta (que, aparentemente, também quer se casar com ela, mas o detalhe de que ele é um monstro com mais de 10 metros de altura pode trazer problemas a este matrimônio...). Para isso, o príncipe contará com a ajuda de Ynyr (Freddie Jones), que o guiará em sua jornada. Colwyn e Ynyr têm alguns problemas a resolver antes de sair atacando a Fortaleza Negra, porém.
O primeiro deles é encontra o Glaivo, uma arma mística há muito forjada, e a única coisa capaz de destruir a Besta. Esse é o mais fácil, pois o Glaivo está no fundo de um vulcão, e é só enfiar a mão na lava e pegá-lo.

Mas ainda há o terceiro problema: Não é tão fácil assim chegar à Fortaleza Negra. Ela muda de lugar durante a noite. Ao anoitecer, a Fortaleza desaparece de onde está, para reaparecer magicamente em outro lugar qualquer de Krull (ah, sim, eu esqueci de comentar, Krull é o nome do planeta onde esta história se desenrola).
Para descobrir com antecedência o local onde a Fortaleza Negra aparecerá no dia seguinte, Colwyn e seus amigos precisam consultar o Vidente. O Vidente, porém, é morto e substituído por um Assassino disfarçado, e Colwyn é salvo da morte certa por Rell. A única esperança do grupo agora é consultar a Viúva da Teia (Francesca Annis), que vive em uma teia protegida por uma enorme aranha devoradora de homens. Ynyr faz a jornada até a Teia, e consegue descobrir que, no dia seguinte, a Fortaleza Negra aparecerá no Deserto de Ferro, mas perece após contar sua descoberta a Colwyn.
O desafio do grupo então passa a ser encontrar as Éguas de Fogo, únicos animais capazes de levá-los ao Deserto de Ferro (que deve ser do outro lado do planeta) antes do anoitecer seguinte, quando a Fortaleza desaparecerá para reaparecer em local ermo e não sabido mais uma vez.

Hein? Se Colwyn consegue derrotar a Besta e dalvar Lyssa? Não gosto de sair por aí contando o final dos filmes, mas, sinceramente, o que vocês acham?
0 Comentários:
Postar um comentário