domingo, 3 de abril de 2005

Escrito por em 3.4.05 com 3 comentários

Sentai (V)

Excepcionalmente, teremos dois posts seguidos sobre Sentai, hoje apresentando três séries que foram exibidas no Brasil, e fazem parte da infância de muitos brasileiros!

Dengeki Sentai Changeman
1985



E assim chegamos ao Esquadrão Relâmpago Changeman, primeiro Sentai a ser exibido no Brasil. Change, para quem não sabe inglês, significa trocar, e esse nome deve ter a ver com a transformação dos heróis. Ignorem o Man no singular.

Nossos heróis ganharam seus poderes quando o Império Interestelar Gozma invadiu a Terra. Nesta ocasião, o Sargento Ibuki (ou Comandante Ibuki, depende do capítulo...) havia selecionado cinco jovens do Grupo de Defesa da Terra, e os estava submetendo a um rigoroso treinamento. Repentinamente, a Terra se abriu, e os cinco jovens receberam a Força Terrena, que lhes conferiu o poder das feras mitológicas. Assim, eles foram transformados em Change Dragon (vermelho), Change Griffin (preto, e se pronuncia "grifon"), Change Pegasus (azul), Change Mermaid (branco, mulher, e se pronuncia "marmeid") e Change Phoenix (rosa, mulher).

Cada Changeman tinha uma Changespada, um conjunto de espada e escudo que, unidos, se transformava em uma arma laser. Cada um também tinha uma bazuca, e as cinco unidas formavam a Power Bazooka, a arma utilizada pra explodir os monstros. Cada Changeman ainda pilotava uma motocicleta (cada uma em sua cor própria!) e o grupo ainda contava com a Base Shuttle, uma espécie de ônibus espacial que carregava os outros três veículos: Jet Changer 1 (jato), Heli Changer 2 (helicóptero) e Land Changer 3 (tanque) que, unidos, formavam o Change Robô, equipado com a famosa Espada Relâmpago.

O Império Interestelar Gozma era, na verdade, um grupo de mercenários, cada um oriundo de um planeta diferente, reunidos e comandados com mão de ferro pelo Senhor Bazoo, um ser gigante sem braços ou pernas. No último capítulo, ficamos sabendo que Bazoo na verdade era uma projeção do Planeta Gozmastar, um planeta vivo. O comandante das tropas de Gozma era Jiluke, da Estrela Girath, que tentou trair Bazoo e acabou sendo morto, voltando depois como Jiluke Fantasma, e, após ser afetado pela aura de Nana (veja adiante), Super Jiluke. Jiluke tinha uma rival, a Rainha Ahameth, da Estrela Amazo, que possuía um dragão de duas cabeças chamado Jangeran, e foi chamada por Bazoo devido a seguidas falhas de Jiluke. Outros integrantes pitorescos do Império Gozma eram o Samurai Espacial Bubba, com sua espada chave-de-boca; a Princesa Shima, que tinha voz de homem; e o navegador Gata, o primeiro vilão de Sentai com família.

Changeman foi o primeiro seriado a ter um "monstro que deixava os monstros gigantes", o famosíssimo Gyodaai ("Gyodaaai! Gai gai gai gai gai!"), que tinha um olho dentro da boca, e após disparar seu raio aumentador, ficava exaurido de suas forças e desmaiava exausto. Outra personagem de destaque era Nana, a Garota do Planeta Tecnolíquel, cobiçada pelos vilões devido à aura que emitiria a passar da infância para a adolescência, e poderia aumentar o poder de qualquer ser vivo. Nana era protegida exaustivamente pelos Changeman, mas fazia um monte de besteiras, e sua aura acabou mais atrapalhando do que ajudando...

Changeman teve 55 episódios, transmitidos no Brasil pela finada Rede Manchete, no final da década de 80 e início da de 90, e repetidos até a exaustão. Também foi o primeiro Sentai a ter dois filmes para o cinema, mas nenhum dos dois deu as caras por aqui.

Choshinsei Flashman
1986



O segundo Sentai exibido no Brasil, enquanto Changeman era exaustivamente reprisado, foi Supernova Flashman (que aqui foi traduzido como Comando Estelar Flashman). Flashman foi o primeiro Sentai a ter dois robôs, e dois grupos de vilões diferentes. Teve 50 episódios e dois filmes para o cinema, sendo que o segundo é uma compilação dos episódios de 15 a 18, e foi exibido no Brasil (exceto os filmes) pela Rede Manchete no início de década de 90.

Há 20 anos, cinco jovens foram seqüestrados da Terra por Piratas Espaciais. No meio do caminho, eles foram salvos por alienígenas do Planeta Flash, e levados para serem criados no Planeta e em suas quatro luas. Após um rigoroso treinamento, os jovens receberam armas, armaduras e veículos, e decidiram retornar à Terra, para combater o maligno Império Mess, supostamente responsável por seu seqüestro, e para tentar encontrar suas famílias.

Devido às rigorosas condições do Planeta Flash, cada jovem desenvolveu uma habilidade especial. Red Flash se tornou um gênio da ciência; Green Flash adquiriu superforça; Blue Flash a habilidade de subir pelas paredes (?), Yellow Flash (mulher) uma alta habilidade de concentração, e Pink Flash (mulher) a capacidade de dar supersaltos. Além de seus uniformes, os Flashman também trouxeram do Planeta Flash uma base altamente equipada, a robô assistente Mag, os Prism Shooters (armas que podiam ser divididas em espadas e escudos), cinco bazucas que se uniam para formar a Rolling Vulcan (que matava os monstros), e seus três veículos, Tank Command (tanque), Jet Delta e Jet Seeker (jatos), que unidos formavam o robô Flash King.

O Império Mess é uma organização alienígena que invade planetas para conseguir material genético para suas experiências, com o objetivo de transformar seu Imperador, Lar Deus, no ser mais perfeito do universo. O cientista responsável por tais experimentos (e também por criar os monstros) era o Dr. Lee Keflen, um humano abduzido pelo Império Mess. Seus comandados diretos eram Ley Wanda, um meio-morcego, e Ley Nefel, uma meio-onça. Outro vilão mencionável era Meduzan, uma água-viva gigante que transformava os monstros mortos em gigantes (e ficava pequenino no processo).

No meio da série, surgiram os Piratas Espaciais, que haviam seqüestrado os Flashman há 20 anos, liderados por Sir Cowler. Um de seus monstros acabou destruindo o Flash King, e os Flashman tiveram de lançar mão de um segundo robô, um caminhão cuja cabine se transformava em Titanboy, e a carroceria se transformava em Flash Titan. Flash Titan na verdade era "oco", e unido a Titanboy formava o Grand Titan, que pouco se movia, mas lançava o raio que dava cabo do monstro de uma vez por todas.

No final, Yellow Flash conseguiu encontrar sua família, mas os Flashman tiveram de deixar a Terra, pois estavam sofrendo do efeito anti-flash, e morreriam se não o fizessem. Isto fez com que Flashman fosse o primeiro Sentai sem um final feliz.

Hikari Sentai Maskman
1987



O último Sentai "verdadeiro" exibido no Brasil foi o Esquadrão da Luz Maskman (que aqui eram os Defensores da Luz Maskman), exibido pela Rede Manchete no início da década de 90. Em 1998, antes de falir, a Manchete ainda passou algumas reprises, mas nem todos os episódios foram reprisados. Maskman (para quem não sabe inglês, "mask" significa "máscara") teve 51 episódios e um filme para o cinema, sendo que este jamais foi exibido aqui.

O Império Subterrâneo Tube sempre foi pacífico, até seu trono ser usurpado por Zehba, que agora quer invadir a superfície. A Princesa Mio é enviada para a superfície como espiã, mas se apaixona por um humano, Takeru. Ao voltar ao subterrâneo, Zehba decide aprisioná-la no gelo, como punição por se envolver com os habitantes da superfície.

Paralelemante a estes eventos, o Comandante Sugata está treinando quatro artistas marciais para que eles consigam usar o poder da Aura Mask, uma energia interna do corpo humano capaz de oferecer superpoderes. Takeru se une ao grupo, e logo os cinco se tornam capazes de utilizar a aura Mask, se tornando os Maskmen: Red Mask (Takeru), Black Mask, Blue Mask, Yellow Mask e Pink Mask (estas duas últimas eram mulheres). Cada Maskman contava com incríveis poderes conferidos por sua Aura Mask, além de uma Laser Magnum, uma arma que podia ser utilizada como pistola ou espada, e uma motocicleta (menos Red Mask, que tinha um bugre).

Os cinco Maskman ainda tinham uma bazuca para dar cabo dos monstros, que não se separava como as de seus antecessores. Aliás, foram o primeiro Sentai a ter duas bazucas, pois no meio da série ganharam outra, esta parecida com um aviãozinho. Também foram o primeiro Sentai com um robô formado por cinco veículos ao invés de dois ou três, o Great Five, composto por Masky Fighter (jato), Masky Drill (perfuradeira), Masky Tank (tanque), Masky Jet (jato) e Masky Gyro (helicóptero). Lá pelo meio da série, o Great Five foi avariado, e enquanto estava em reparos foi utilizado o Galaxy Robo, que se transformava no caminhão Land Galaxy.

O Império Subterrâneo Tube era comandado pelo Imperador Zehba, que usurpou o trono, servido pelo Príncipe Igam (na verdade uma mulher criada como homem) e pela Princesa Mio, verdadeiros herdeiros do trono. Além de muitos ninjas e de um monstro gordo que atendia pelo nome de Anagmas e atuava como conselheiro, o Império Tube tinha Okelampa, o monstro de deixar os outros monstros gigantes.

Maskman foi o primeiro Sentai a ter um sexto integrante, ainda que por apenas um único capítulo: o X1 Mask, de uniforme verde, que na série era o protótipo dos atuais Maskman.

Série Sentai

Changeman
Flashman
Maskman

3 comentários:

  1. muito legal... tenho saudades dessa época.

    acredita q eu tenho até hoje 3 bonecos dos changeman e um dos flashman?

    dos changeman tenho de borracha o dragon, griffin e pegasus e pequeno de plastico com mais articulações a phoenix...

    dos flashman eu tenho o green flash exatamente do mesmo molde da changeman rosa

    muito legal, atualmente estou desenvolvendo um esquema para recrar réplicas articuladas em resina plástica, caso dê certo vou comunicar pois venderei os sentais que conseguir recriar, ja estou em processo de criação dos moldes basicos das formas humanas baseado no molde desses bonecos do green flash e da change phoenix...

    abração

    ResponderExcluir
  2. Dai sentai Goggle five foi exibido no Brasil. Em 1990, na Bandeirantes(Band). Em 1993 foi reprisado na Record.

    ResponderExcluir
  3. Sim, no post em que falo de Goggle Five eu menciono isso.

    ResponderExcluir